Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Para técnico, Pereira precisa de sorte para bater Phelps
10/12/2007 - 08:12 hs
 
As seis medalhas de ouro obtidas nos Jogos Pan-Americanos e o recorde quebrado na Copa do Mundo em piscinas curtas, na Alemanha, não iludem o técnico de Thiago Pereira, Fernando Vanzella. Para ele, só será possível superar o norte-americano Michael Phelps, na Olimpíada de Pequim, com sorte.

"O objetivo não é ganhar do Phelps, mas fazer o melhor", resume o treinador. Nas duas principais provas do brasileiro, 200m e 400m medley, a distância para o norte-americano ainda é muito grande. Mesmo que mantida a evolução espantosa de Pereira, dificilmente o tempo do líder será alcançado até os Jogos de 2008.

Nos 200m medley, o favorito ao ouro em Pequim fechou sua melhor participação na temporada 2007 em 1min54s98, 2s81 mais rápido que o brasileiro de Volta Redonda. Nos 400m medley, a desvantagem do destaque do Pan-Americano é proporcionalmente menor: 3s66.

Para que a distância seja gradativamente diminuída, Vanzella fez uma programação de treinos puxada, que inclui uma provável viagem na virada do ano com o objetivo de não perder a concentração. Ele também pretende colocar Pereira em contato com Phelps em várias competições no primeiro semestre de 2008.

Outra medida já adotada pelo treinador foi pedir aos patrocinadores uma menor carga de eventos e campanhas publicitárias ao atleta fluminense. A idéia é manter seu pupilo "focado nos treinamentos durante 90% do tempo" até os Jogos Olímpicos.

Se admite a necessidade de uma "vacilada" de Michael Phelps para que Thiago Pereira o alcance, Fernando Vanzella sabe que até mesmo a luta por uma medalha será complicada. Outros atletas estão à frente do brasileiro tanto nos 200m, quanto nos 400m medley.

 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.