Atleta paraolímpico brasileiro é pego no antidoping
11/12/2007 - 07:50 hs
O halterofilista paraolímpico brasileiro José Ricardo Silva foi punido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta última segunda-feira, com suspensão de um ano, após ter apresentado um resultado positivo para a substância sibutramina em exame antidoping realizado durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
A suspensão teve início do dia 15 de agosto de 2007, data da constatação do doping. "Lamentamos profundamente tal fato. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) repudia veementemente a prática de doping e está empenhado em banir esta prática do meio esportivo paraolímpico brasileiro", disse Vital Severino Nunes, presidente da CPB.
Para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008, a CPB já anunciou que tomará medidas mais rigorosas para impedir que novos casos de doping atinjam o esporte nacional.
"Agimos na educação e na prevenção, com testes e publicações de livretos explicativos e palestras. Vamos aumentar os testes de atletas em nossas competições e 100% dos integrantes da delegação brasileira que participará dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, no ano que vem, serão testados, inclusive com testes surpresa fora das competições", completou Andrew Parsons, secretário-geral da CPB e membro da Comissão de Controle de Dopagem da entidade.