Pequim abriu nesta última segunda-feira o prazo para solicitar ingressos do segundo lote que será colocado à venda para os Jogos Olímpicos, com mais de um mês de atraso. Em novembro, a venda havia sido suspensa após um colapso no sistema de informática por causa da enorme demanda (foto).
Os chineses poderão adquirir mais de 1,8 milhão de entradas até o dia 30, respeitando as novas normas impostas por Zhu Yan. Ele assumiu o departamento de venda depois que o Comitê Organizador dos Jogos de Pequim 2008 (Bocog) destituiu Rong Jun devido ao caos ocorrido durante seu mandato.
Para evitar novas aglomerações nos pontos de venda, o Bocog recuperou o sorteio como sistema para que os interessados adquiram os ingressos. Os interessados terão apenas uma oportunidade para solicitar um máximo de oito ingressos, para o qual deverão mostrar a carteira de identidade.
Além disso, as oito entradas - com Rong, podiam ser solicitadas 50 - deverão ser pelo menos para duas provas diferentes. As medidas serão tomadas para evitar a revenda, que atualmente já ocorre através da internet.
Outro objetivo é dar ao maior número de pessoas possível a oportunidade de assistir às competições mais solicitadas, como o basquete e o atletismo. Nessas modalidades, atuam as duas principais estrelas chinesas, Yao Ming e Liu Xiang, respectivamente.
Uma vez vendidas as entradas deste segundo lote, o Bocog colocará à venda um terceiro e último lote. Isso deve ocorrer pouco antes do início dos Jogos Olímpicos.