Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Mais dois acusados são presos de briga de torcidas
13/12/2007 - 07:50 hs
 
Mais dois torcedores acusados de participar da briga que terminou com a morte do líder da Torcida Jovem do Flamengo, Germano Soares da Silva, mês passado, foram presos ontem. Rafael da Silva Rodrigues, o Foguinho, 26 anos, se entregou na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Bruno Garcia de Mello - contra quem havia mandado de prisão temporária de cinco dias - se apresentou à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Os dois estavam foragidos desde a semana passada, quando foi deflagrada a Operação Cartão Vermelho, para prender integrantes de torcidas do Vasco e do Botafogo envolvidos no tumulto.

Indiciado por homicídio com mais oito torcedores, Foguinho procurou a base aérea, onde respondia desde outubro como militar desertor. Para não ser reconhecido, ele pintou os cabelos ruivos de louro.

Segundo a polícia, desde a briga, Foguinho se escondeu no Morro da Mangueira, mas acabou expulso pelos traficantes, incomodados com busca feita pela polícia. Nas imagens da briga na Praça 15, o jovem aparece carregando a camisa ensangüentada de Germano como um troféu. Ele disse à polícia que pegou a blusa, mas quando viu o sangue, deixou-a no chão.

Ontem, militares escoltaram o acusado até a delegacia. Ele também está sendo investigado por envolvimento com o tráfico.

O lutador de muay thai Leandro Scorza, o Russo, deve se apresentar hoje à tarde, quando deve sair sua prisão preventiva. Do total de 28 presos, oito já cumpriram a temporária e foram liberados. A polícia ainda procura adolescente envolvido na briga.

reunião para tentar diminuir a violência
Hoje, o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Eduardo Paes, se reúne com o titular da DPCA, delegado Deoclécio Assis, e com o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), major Marcelo Pessoa. O objetivo do encontro é traçar medidas para coibir a violência nos estádios. A previsão é que as ações sejam implantadas no início do Campeonato Carioca, em janeiro.

De acordo com o secretário, uma das medidas será a proibição da entrada no Maracanã de todos os indiciados na briga do mês passado. "Esses indivíduos são marginais travestidos de torcedores e só freqüentam o estádio para causar confusões. O Maracanã é freqüentado por famílias e não vou permitir que fiquem expostas à violência", afirmou.

O major disse ter "milhares de idéias" para discutir com o secretário: "É uma reunião muito importante. O secretário é nosso aliado nessa briga". O delegado Deoclécio também não quis antecipar suas propostas.

Projeto para cadastrar torcedores
Membro do comitê nacional que faz estudos para atender as determinações do Estatuto do Torcedor e promover a paz nos estádios, o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, foi o autor da idéia de cadastrar os integrantes de torcidas organizadas como forma de coibir a violência dentro e fora dos locais de jogos. Segundo Horcades, o projeto aguarda aprovação do Ministério dos Esportes.

O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, é favorável à identificação de torcedores no ato da compra de ingresso e destacou que o clube não distribui entradas para membros de torcidas organizadas. O Flamengo também aboliu essa prática há três anos.

O Vasco também não cede ingressos a torcedores. No entanto, integrantes da Força Jovem dizem que conseguem bilhetes de meia-entrada, muitas vezes mesmo sem ter carteira de estudante
 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.