Superior em toda a série final do Campeonato Carioca masculino de basquete, o Flamengo chegou ao tricampeonato estadual nesta última quinta-feira, ao superar o Vasco por 75 a 73, no Ginásio do Maracanãzinho, e fechar a série decisiva em 2 a 0 (foto) O destaque da partida foi o ala-armador Hélio, inspirado nos arremessos de três pontos. O jogador concluiu sua participação no jogo 31 pontos e seis assistências e desbancou até Marcelinho, principal jogador do time na competição.
Depois de um início de jogo equilibrado, com o Vasco um pouco melhor nos minutos finais, o Flamengo equilibrou a disputa, passou à frente no placar e fechou o primeiro quarto em vantagem (25 a 15).
O equilíbrio voltou no segundo período e o jogo seguiu desta forma até o fim do primeiro tempo, que terminou com vantagem do Flamengo (42 a 38). No terceiro quarto, o time rubro-negro se manteve à frente do rival no marcador (63 a 59).
No último e decisivo período, o Vasco mostrou poder de fogo e levou a disputa para os minutos finais do confronto. Faltando vinte segundos para o fim do duelo, o vascaíno Valtinho recebeu a bola, mas não aproveitou o lance de ataque e o Flamengo pôde comemorar a vitória na partida por 75 a 73 - e o título.