Após longa discussão que se arrastava há cerca de uma semana, o técnico Vanderlei Luxemburgo (foto) e o Santos encerraram seu vínculo que já durava dois anos. A informação foi confirmada pelo próprio treinador em seu site oficial.
O técnico, que conquistou dois títulos paulistas pela equipe alvinegra, afirmou que as duas partes não chegaram a um acordo sobre o planejamento traçado para a temporada 2008 e que ele não renovará o seu contrato que termina no próximo dia 31.
"A razão da minha saída deve-se ao fato de não ter conseguido chegar a um ponto comum sobre o projeto a ser realizado para as duas próximas temporadas. Entendo e respeito perfeitamente a posição da diretoria do Santos", disse ele em nota oficial.
O treinador afirmou ainda que tem proposta de um clube inglês, além de outros times. "A partir desta data estarei aberto para escutar uma proposta concreta de um clube da Inglaterra, bem como de outras equipes que estão interessadas em meu trabalho profissional".
Entre essas equipes, o Palmeiras se mostra como a principal força. Após a demissão do técnico Caio Júnior, o clube chegou a conversar com Dorival Junior, mas a diretoria vê o nome de Luxemburgo com bons olhos.
Em sua despedida, o treinador deixou claro que não ficou chateado com a saída da equipe alvinegra e que continua com as portas abertas para um possível retorno no futuro.
"O meu eterno agradecimento a esta instituição tão importante no futebol mundial que abriu as portas do futebol europeu para mim. Ao presidente Marcelo Teixeira, de quem espero continuar desfrutando de sua amizade, o meu reconhecimento público do excelente dirigente que se tornou dentro do futebol brasileiro".