A queda de rendimento com a camisa do Barcelona fez Ronaldinho Gaúcho (foto) perder espaço no clube. No último domingo, depois de já ter ficado vários jogos no banco de reservas, sequer entrou em campo para participar da vitória sobre o Valencia, fora de casa. O técnico Frank Rijkaard preferiu utilizar os jovens Giovani (18) e Bojan (17). E a tendência é a de que o brasileiro continue amargando a reserva no clássico contra o Real Madrid, no próximo domingo, algo que poucos teriam coragem de apostar. Se isso se confirmar, será a primeira vez que o meia ficará no banco em um jogo disputado no Camp Nou, em Barcelona.
O técnico do Barça já deixou claro que não existe um problema pessoal entre ele e o craque. Rijkaard garante que Ronaldinho está fora do time por questões técnicas. Segundo ele, o brasileiro não vem rendendo o suficiente para ser escalado.
O que pode contar a favor de Ronaldinho Gaúcho é a ausência de Messi. O argentino sofreu uma série lesão muscular na coxa esquerda no último fim de semana e terá de ficar cerca de quatro semanas longe dos gramados. Sem a concorrência do principal jogador da equipe, o brasileiro ganha pontos. No entanto, não ter entrado um minuto sequer contra o Valencia pode ser um sinal de que Rijkaard não o queria em campo no clássico. Na ocasião, Giovani foi utilizado para substituir Messi.