De volta ao Palmeiras, Luxa não promete títulos, mas crescimento
19/12/2007 - 08:53 hs
Apresentado pelo presidente Affonso Della Monica como novo treinador do Palmeiras para a temporada 2008, Wanderley Luxemburgo chegou nesta última terça-feira ao Palestra Itália com o status de melhor técnico do Brasil e como um presente de Natal para a torcida alviverde.
“O Wanderley Luxemburgo é um técnico que dispensa maiores comentários e chega em uma semana importante para a torcida alviverde, que começou com a apresentação do projeto da nossa nova Arena. Ele volta ao clube para trazer o status de conquistador de títulos”, discursou o presidente.
O treinador, que depois que deixou o Verdão em 2002 acumulou no currículo mais dois títulos brasileiros, conquistados com o Cruzeiro em 2003 e com o Santos em 2004, além de uma Copa do Brasil e três estaduais (dois pelo Santos e um pelo Cruzeiro), preferiu não adotar o discurso do cartola.
“Não tem essa de prometer títulos, pois isso todos os times querem ganhar. Eu prometo trabalho, profissionalismo e seriedade. O importante é caminhar junto com o clube na busca de resultados não só dentro de campo, com os títulos, mas também fora dele. Chego em um momento nobre para o clube e com uma projeção de grandeza”, discursou.
O técnico se mostrou envolvido com o projeto apresentado pelos cartolas palmeirenses e, por isso, deixou de lado seu desejo pessoal, que era renovar o contrato com o Santos por mais uma temporada.
“Fiz questão de esgotar todas as possibilidades de renovação com o Santos e agradeço pelos dois anos de trabalho maravilhosos. Minha vinda ao Palmeiras não tem nada a ver com dinheiro e vejo a diretoria do Palmeiras ávida para fazer coisas boas. O clube tem tudo para dar uma avançada muito grande e se tornar o melhor do Brasil”, projetou.
Manager? Luxemburgo tratou de esclarecer também que não irá acumular no Palmeiras as funções de técnico e manager, mas não negou que irá oferecer seus “conhecimentos” fora das quatro linhas para ajudar na projeção do clube.
“Não existe essa história de kit Luxemburgo que algumas pessoas inventaram. Vou sentar à mesa com os dirigentes e colocar minha capacidade à disposição do clube, como sempre fiz. Conheço algo mais do que apenas treinar o time e vou colocar isso à disposição do Palmeiras. Não chego para ser dono do Palmeiras, mas não abro mão de discutir as áreas que eu conheço, pois essa experiência é importante para o desenvolvimento”.
Os dirigentes do Verdão confirmaram as palavras do treinador e prometeram trabalhar de forma harmoniosa. “O Wanderley tem experiência em diversas áreas do futebol e trará isso para o Palmeiras, mas as contratações serão definidas como sempre foram com outros treinadores: com conversa”, avisou Gilberto Cipullo, vice-presidente.
“Não existe essa história de manager, mas não seríamos inteligentes em contratar alguém com o conhecimento do Luxemburgo e utilizá-lo somente como treinador de campo”, completou o gerente de Futebol do Verdão, Toninho Cecílio.
Wanderley Luxemburgo irá assinar contrato no próximo dia 1º de janeiro e ficar no Palestra Itália por duas temporadas. A comissão técnica que trabalhará com o treinador ainda não foi definida, mas são quase certas as presenças de Antônio Mello na preparação física e Nilton Petroni, o Filé, como fisioterapeuta. “Quando estiver definido, vocês saberão, mas alguns profissionais virão”, simplificou Luxa, sem abrir os nomes dos membros que trabalharão com ele no Palestra.