O local onde se realizará o sorteio dos grupos da Taça Libertadores de 2008, dentro do Museu do Esporte, que fica numa estrada entre Assunção e a cidade de Luque, no Paraguai, ainda parece um canteiro de obras, na véspera do evento. Com exceção de alguns painéis encostados na parede, onde se destaca um com a torcida do São Paulo, e da faixa de entrada, que diz "Sorteio 2008", pouca coisa lembra que ali será realizado o evento inaugural da principal competição sul-americana de clubes (foto).
Confira uma galeria de foto
O sorteio, no qual São Paulo, Santos, Fluminense, Flamengo e Cruzeiro conhecerão seus adversários, está previsto para começar às 19h (de Brasília), com Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM e transmissão ao vivo do SporTV, nesta quarta.
- Chegamos aqui no sábado e estava tudo destruído. Aí começamos a montar o palco e a entrada - diz um operário brasileiro que trabalha na área onde será realizado o evento.
Tudo o que há por enquanto é um palco, ainda sem decoração ou os globos contendo os nomes dos times, dentro de um galpão escuro. O próprio edifício onde será feito o sorteio também está em obras. Trata-se do Museu do Esporte, que abrigará livros e documentos históricos e funcionará também como um centro de convenções. Com inauguração prevista para maio de 2008, ele fica bem em frente à sede da Conmebol.
Segundo a assessoria de imprensa da entidade, um dos responsáveis por sortear as bolinhas com os nomes dos times será Branco, coordenador de futebol do Fluminense. A Conmebol convidou cerca de cem dirigentes, treinadores e ex-jogadores, e espera a presença de 50 jornalistas de fora do Paraguai para cobrir o evento.
Durante o sorteio, será homenageado José Eduardo Mesquita Pimenta, presidente do São Paulo no bicampeonato mundial em 1992 e 93, assim como Julio Grondona, presidente da Associação de Futebol Argentino, e Osvaldo Domínguez Dibb, ex-presidente do Olimpia. A Copa Libertadores começará com os seis confrontos da fase prévia, nos dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro.
|