Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Vanderlei Cordeiro não correrá a São Silvestre pela 2ª vez seguida
21/12/2007 - 08:37 hs
Corrida de São Silvestre
 
Bicampeão pan-americano e medalhista olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima (foto) não disputará a Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, pelo segundo ano consecutivo. Em fase de recuperação pós-maratona, o atleta abrirá mão da prova que já participou 13 vezes.

Há pouco mais de duas semanas, Vanderlei disputou a maratona de Milão, na Itália, onde conseguiu o terceiro melhor tempo brasileiro, condição que pode colocá-lo nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

"Optamos pela prova de Milão porque era bem favorável para fazer a marca olímpica", explicou o técnico Ricardo D'Angelo. Os três melhores tempos na maratona, anotados de 1º de janeiro de 2007 a 11 de maio de 2008, classificam os atletas para compor a equipe brasileira na Olimpíada.

Vanderlei ficou com a sétima colocação na prova italiana, com 2h12min54, logo atrás de José Teles de Souza (2h12min24). Além dos maratonistas, que até o momento possuem índices olímpicos ao lado de Marílson Gomes dos Santos, Cosme Anselmo de Souza também correu em Milão e ficou em décimo.

Com o desgaste da prova de 42 km, o atleta fica de fora da São Silvestre pelo segundo ano consecutivo. Após a estréia na tradicional corrida de rua paulistana, em 1990, Vanderlei disputou a prova até 1997. No ano seguinte ficou ausente por conta de uma lesão.

De 1999 a 2002, o bicampeão pan-americano participou de todas as competições e em 2003 ficou de fora pelo mesmo motivo que o tirará da edição de 2007, o foco na vaga olímpica. Desde então participou apenas da corrida em 2005.

"O Vanderlei nunca venceu esse tipo de prova, mas sempre correu bem. Não depreciando a vitória de ninguém, mas o grau de dificuldade há oito ou dez anos era maior", explicou o técnico de Vanderlei. Sua melhor colocação na prova paulista foi um terceiro lugar.

O atleta segue com exercícios específicos para recuperação e em duas semanas volta a treinar para maratona que deve disputar no final de março, ainda sem local definido. "Precisamos melhorar o tempo dele", disse D'Angelo, que treina o maratonista há 16 anos.

 
Fonte: www.uol.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.