Uma reunião realizada na cidade de Pequim decidiu os detalhes do revezamento da tocha olímpica durante a passagem do objeto na China. Os organizadores já escolheram as personalidades que carregarão a tocha no país e o trajeto por onde ela irá passar, mas ainda fazem mistério (foto).
A lista com essas informações deverá ser anunciada em fevereiro. O presidente do Comitê Organizador de Pequim 2008, Liu Qi, destacou que os principais personagens deverão ser pessoas exemplares para o resto da sociedade, indivíduos que com seu desempenho diário tenham sido capazes de mostrar ao mundo a nova imagem do povo chinês
A ginasta Jade Barbosa será a representante brasileira no revezamento da tocha. A atleta foi eleita através de votação pela Internet.
Além das decisões sobre o revezamento da tocha pelo país asiático, Liu Qi afirmou que o ensaio da subida da tocha olímpica ao Everest foi realizado satisfatoriamente.
O revezamento da tocha olímpica pelos países é tido como o ponto mais importante do lado publicitário das Olimpíadas, já que reúne a presença de um grande público por onde passa. Por conta disso, Liu Qi destaca o cuidado que se deve ter com os esquemas operacionais, com a escolha das equipes e o esforço dos governos locais.
Mais de 300 pessoas, incluindo membros do governo e representantes do comitê organizador estiveram presentes na reunião. De acordo com a agenda, a tocha olímpica sairá da Grécia no dia 24 de março de 2008 e começa sua rota no Japão pela cidade de Sanya.
O objeto encerra sua caminhada no Estádio Nacional, no dia 8 de agosto, quando acontece a abertura dos Jogos Olímpicos.