O atacante naturalizado hondurenho Luciano Emilio, desconhecido do público brasileiro, foi um dos destaques da temporada 2007 da Liga Profissional de futebol dos Estados Unidos (MLS, em inglês), acabando como artilheiro e Jogador Mais Valioso (MVP).
O paulista, que começou a jogar profissionalmente aos 16 anos, defendendo a camisa do XV de Piracicaba, atuou também na Alemanha e em Honduras, país pelo qual acabou se naturalizando. Lá, ele foi artilheiro nos clubes Real España e Olimpia.
Luciano Emilio, 28 anos, chegou ao DC United este ano, sem status de estrela, e logo encantou os torcedores com seus gols. Ele acabou como artilheiro da MLS Cup (o equivalente à Copa do Brasil), com 20 gols.
O brasileiro naturalizado hondurenho se tornou o primeiro jogador a atingir um número tão expressivo na artilharia desde a temporada de 2002, quando o guatemalteco Carlos Ruiz fez 23 gols. Porém, o atacante acabou não levando o United ao título da temporada.
A MLS começou a expandir suas contratações este ano, trazendo nomes mais conhecidos para melhorar o nível da competição. O carro-chefe é o meia inglês David Beckham, do Los Angeles Galaxy, mas a lista conta com outros nomes como os do mexicano Cuauhtémoc Blanco, do Chicago Fire, e o veterano argentino Guillermo Barros Schelotto, que defendeu o Columbus Crew.
|