Os brasileiros dominaram a Corrida Pan-Americana, disputada na manhã deste domingo no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O lugar mais alto do pódio ficou com Gladson Silva Barbosa, que completou os 10km em 29min50, seguido por Giomar Pereira da Silva e do queniano Gatheru Daniel Ndiritu (foto)
A prova é o último teste antes da São Silvestre, competição que encerra o ano em São Paulo no dia 31.
A competição masculina tinha o favoritismo do pelotão queniano, que está treinando forte para a São Silvestre. Nos dois primeiros quilômetros Kiprono Mutai disparou na frente dando a falsa impressão que dominaria a corrida. Pouco depois, porém, ele desistiu e um pelotão com seis atletas passou a se revezar na ponta.
No último quilômetro, Gladson Silva Barbosa assumiu a dianteira e forçou o ritmo nos últimos metros, conquistando seu principal resultado na carreira de corredor de rua, já que é especialista em corridas de obstáculos em pista.
"Estou treinando em Campos do Jordão e fiz o ritmo determinado pelo meu técnico, Cláudio Castilho, que era de 2min50 por quilômetro. Sabia que a prova começaria muito rápida e depois o ritmo seria um pouco mais baixo", disse.
Confira os cinco primeiros colocados:
1. Gladson Alberto Silva Barbosa - 29min50
2. Giomar Pereira da Silva - 29min53
3. Gatheru Daniel Ndiritu - 29min53
4. João Ferreira de Lima - 29min53
5. Raimundo Nonato Sousa Aguiar - 29min59