O zagueiro paraguaio Ricardo Martínez e o lateral-esquerdo uruguaio Augustín Delgado não devem encerrar a lista de gringos que vestirão a camisa do Atlético no ano do centenário. O Galo também cobiça o armador argentino Marcelo Gallardo – numa transação que está ganhando ares de novela mexicana – e ontem o presidente Ziza Valadares (foto) admitiu interesse no lateral-direito colombiano Bustos. Mas, caso os dois últimos sejam confirmados, os estrangeiros terão de travar uma disputa à parte no grupo alvinegro, apesar de ocuparem posições diferentes.
De acordo com o artigo 31 do Capítulo III do Regulamento Geral das Competições, que rege os campeonatos promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cada time pode inscrever, no máximo, três jogadores estrangeiros em cada partida. Por isso, a torcida não poderá ver todos os forasteiros em ação, simultaneamente.
Embora não tenham lugar confirmado na equipe, os gringos chegam para posições carentes no grupo, sobretudo as laterais. No meio-campo, com a saída de Marcinho, a camisa 10 iria facilmente para Gallardo. Na zaga, a escalação de Martínez seria estratégica, uma vez que o treinador é adepto do sistema 3-5-2. Com isso, um deles, invariavelmente, terá de ficar fora das relações. Caberá ao técnico Geninho resolver.
Compasso de espera A arrastada negociação com Gallardo tem data para terminar, uma vez que os dirigentes atleticanos aguardam uma resposta de representantes do Paris Saint-Germain, clube atual do argentino, até sábado. Já em relação a Bustos, de 26 anos, o Atlético precisa esperar até o dia 1º, pois o Grêmio, clube que o colombiano defendeu no segundo semestre deste ano, tem até 31 de dezembro para apresentar uma proposta de renovação ao Cúcuta, dono dos direitos do atleta. O tricolor gaúcho não deve exercer seu direito.
Bom cobrador de faltas e valorizado pelas atuações pela Seleção Colombiana nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010 – especialmente na vitória, de virada, por 2 a 1 sobre a Argentina, jogo no qual marcou gol –, Bustos estaria também na mira do Benfica, segundo a imprensa de seu país e os direitos econômicos estariam estipulados em US$ 1 milhão. Ziza informou ontem que já abriu negociações com o clube colombiano.
Outro candidato à camisa 2 atleticana fez exames médicos ontem, em Belo Horizonte, e caso seja aprovado, deve assinar contrato e ser apresentado hoje: Nêgo, de 23 anos, que estava no ABC, de Natal. Também esta tarde, o presidente espera confirmar a entrada de dinheiro no caixa atleticano. Foi aprovado, pelo Ministério do Esporte, o projeto apresentado pelo Galo para captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. As empresas já foram contactadas e a expectativa é de que o clube arrecade cerca de R$ 7 milhões, que serão investidos nas categorias de base.