A polícia de Pequim iniciou uma campanha para retirar das ruas da cidade os mendigos e sem-teto, com o objetivo de criar um clima "civilizado e saudável" para os Jogos Olímpicos, que acontecerão em agosto, informa a imprensa oficial.
As patrulhas policiais atuam as 24 horas do dia em busca não apenas de mendigos, mas também de vendedores ambulantes, distribuidores de propaganda e condutores de triciclos-táxi que operem sem licenças, destaca o jornal Beijing Morning Post.
"Ele não terão um lugar para se esconder", acrescenta o jornal.
A campanha, que teve início quarta-feira, se centrará ao redor da avenida Chang, a principal da cidade, e nos seis distritos mais importantes da capital chinesa. As pessoas flagradas poderá até ser detidas, de acordo com a gravidade dos fatos.
"A campanha tem por objetivo erradicar todas as atividades que prejudiquem a imagem da cidade e afetem a ordem social para construir um harmonioso, civilizado e saudável clima urbano para os Jogos Olímpicos", afirmou o chefe de polícia, Yu Hongyuan, em declarações à agência estatal Nova China.
|