Atletas de todos os cantos do país, nascidos entre 1989 e 1992 jogarão a competição, que tem como maior vencedor o Corinthians, dono de seis conquistas e ainda sete vezes vice-campeão. Na edição de 2007 o título ficou com o Cruzeiro(foto) , que bateu o São Paulo de Breno na decisão por pênaltis. O SporTV transmite os jogos da competição a partir desde sábado.
Apesar de contar com a participação de equipes de quase todos os estados do Brasil, a Copa SP tem entre suas curiosidades o fato de apenas membros de quatro federações terem chegado à decisão (SP, RJ, RS e MG). Entre os grandes clubes paulistas o único que nunca foi campeão é o Palmeiras.
Regulamento Na primeira fase, as 88 equipes foram divididas em 22 grupos, com quatro integrantes em cada. Estas equipes se enfrentam em turno único, e os primeiros de cada chave se classificam para a fase seguinte, assim como os dez melhores índices técnicos, independentemente dos grupos e da colocação.
Se houver empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes na primeira fase, o desempate será feito nos seguintes critérios: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; cartões vermelhos, cartões amarelos e confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes); a partir da segunda fase, o desempate é feito em cobrança de pênaltis.
Da segunda fase em diante, as 32 equipes disputaram o sistema de mata-mata em jogo único até a decisão.