A Ferrari apresentou neste último domingo, em Maranello, o novo carro da escuderia para a temporada 2008 da Fórmula 1 (foto). A intenção é que o F2008 leve a equipe ao bicampeonato no Mundial de Pilotos e de Construtores.
O carro, chamado internamente de 659, foi desenvolvido para atender as novas regras da categoria, que proibiu o uso de controle de tração. Como resultado das novas regras, o novo modelo ficou mais pesado.
A aerodinâmica do F2008 foi totalmente revista, apesar de a Ferrari afirmar que algumas mudanças serão feitas nos carros até a primeira prova do ano, o GP da Austrália, no dia 16 de março.
O novo carro foi desenvolvido sob o comando do diretor técnico da escuderia italiana, Aldo Costa. O primeiro teste do F2008 deverá ser feito nesta segunda-feira, quando o atual campeão da categoria, Kimi Raikkonen, irá pilotar o novo modelo na pista de Fiorano.
- Confira as especificações técnicas do F-2008:
Chassis
- Construído em fibra de carbono com estrutura em forma de colméia
- Câmbio em formato longitudinal, semi-automático, sequencial, controlado eletronicamente e de rápida mudança
- Número de marchas: 7 mais a ré
- Suspensão independente
- Discos de freio ventilados feitos de fibra de carbono
- Peso (com água, combustível e piloto): 605 kg
- Rodas BBS de 13"
Motor
- Tipo: 056
- Números de cilindros: 8
- Números de válvulas: 32
- Peso: mais de 95 kg
- Largura do pistão: 98 mm
- Deslocamento total: 2.398 cm3
- Distribuição pneumática
- Injeção eletrônica digital Magneti Marelli
- Ignição eletrônica estática Magneti Marelli
- Combustível: Shell V-Power ULG 64