Paulo Luciano responde ao torcedor se a diretoria do USC vai aproveitar algum jogador de Uberaba.
24/03/2005 - 16:50 hs
Você acha que o USC vai aproveitar algum jogador da cidade?
Resposta : Acho muito difícil, embora a situação financeira não seja boa. A tendência é o USC trazer jogadores de fora e mais experientes. Acho as equipes de juniores ainda muito fracas para se aproveitar estes jogadores de imediato. Estes jogadores precisam fazer um trabalho físico e técnico com uma freqüência maior para que eles possam ter um rendimento melhor. Já o jogador das equipes amadoras, ficou mais uma vez comprovado que a diferença entre o Amador e Profissional é imensa. Sem um trabalho de adaptação adequado, dificilmente dará certo a utilização desses atletas no profissional.
Paulo Luciano o que é preciso para termos uma categoria de base forte?
Resposta: A primeira coisa a ser feita é a Liga exigir das equipes amadoras a participação nas categorias menores. Isto poderia ser feito de uma forma gradativa para não dificultar este trabalho que é realmente difícil. Não é admissível ver equipes tradicionais e com boa estrutura como Juventude, Madureira, Vila Nova e Bonsucesso para lembrar algumas, que não fazem o trabalho natural da renovação; e de dar oportunidade aos garotos dos bairros onde estas equipes têm seus campos. Além de a renovação ser necessárias no futebol estes garotos teriam uma orientação melhor e na sua maioria teriam um desenvolvimento social e escolar melhor.
A segunda coisa a ser feita pra fazer uma boa estrutura é termos pessoas certas como orientadores. Sem querer menosprezar ninguém, mas a maioria dos treinadores de categoria de base não tem a mínima condição pra fazer um trabalho de qualidade, com organização, disciplina e principalmente com conhecimento prático que o futebol exige. A maioria não tem o mínimo de capacidade para exercer uma função tão importante pro futuro de vários meninos, alguns com excelente potencial.