O Cruzeiro subiu mais um degrau na busca pelo título de bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao vencer o Guarani nesta quarta-feira, por 1 a 0, no Centro Esportivo Nelson Cancian, em Hortolândia. Com a vitória, o time mineiro manteve 100% de aproveitamento e classificou-se para as oitavas-de-final da tradicional competição.
Atual campeão, o Cruzeiro, que no ano passado derrotou o São Paulo na final, enfrenta agora o São Carlos, que despachou o Vitória-BA, ao vencê-lo por 2 a 1 nesta quarta-feira. O confronto será na próxima sexta-feira e vale vaga às quartas-de-final.
Apesar de dominar partida do início ao fim, o Cruzeiro teve dificuldade para criar chances de gol. A vitória foi conquistada somente no final jogo, aos 34min, quando o meia Zé Eduardo marcou para a equipe mineira, única representante de Minas na competição - Atlético-MG, América-MG e Vespasiano foram eliminados.
Na primeira fase, o Cruzeiro fez boa campanha e terminou em primeiro lugar no Grupo V, com nove pontos ganhos em três partidas. O time celeste venceu o Mirassol por 3 a 2, na estréia, e em seguida bateu o Iraty, por 2 a 1. Depois, na última rodada, derrotou o SEV-Hortolândia, por 3 a 0.
O Guarani terminou em segundo lugar no Grupo H e garantiu a vaga pelo índice técnico, sendo o último classificado nesse critério. A equipe de Campinas somou seis pontos em três jogos, dos quais venceu dois (Criciúma e Náutico, de Roraima) e perdeu um, para o Rio Branco.
Quando a bola rolou em Hortolândia, o Cruzeiro confirmou o favoritismo. O time celeste teve o domínio do jogo no primeiro tempo e pressionou bastante o adversário. Porém, a equipe mineira não soube aproveitar a superioridade em campo para abrir o placar. Aos 34min, o meia Bernardo cobrou falta com perigo e quase marcou. O Guarani limitou-se a marcar e pouco criou.
No segundo tempo, a qualidade do jogo caiu e as duas equipes criaram poucas oportunidades para marcar. Apesar disso, o Cruzeiro manteve o domínio da partida e chegou ao gol da vitória aos 34min. Zé Eduardo recebeu de Joabe, invadiu a área e bateu de perna esquerda. A bola ainda desviou num adversário antes de entrar no canto direito do goleiro Juliano.
|