Entre os que vão abrigar jogos do Campeonato Mineiro, o Estádio Louis Ensch, em Coronel Fabriciano (foto), é um dos que estão em piores condições. A diretoria do Social corre contra o tempo para concluir o cronograma de reformas e tem até hoje para remeter os laudos para a Federação Mineira de Futebol. Se não conseguir, poderá ser impedido de jogar em casa.
Até a semana passada, as obras de reforma dos banheiros estavam paralisadas, por falta de material de construção. O sistema de irrigação não funcionava porque a bomba hidráulica estava com defeito, deixando um aspecto de descuido do gramado, todo esburacado.
O diretor de futebol do Social, João Pedro Silveira, garantiu que o estádio ficará pronto até a abertura do estadual. Para isso, o clube comprou o material para a reforma e contratou mais seis pedreiros. “Em pouco mais de uma semana o estádio estará em condições de receber jogos do Saci”, afirma o dirigente, garantindo que a irrigação já está funcionando e que a grama passará por tratamento intensivo. Prontas, até agora, apenas as novas saídas de emergência, exigidas pelo Corpo de Bombeiros.
Outro estádio que ganhou novas saídas de emergência – seis – foi o José Mammoud Abbas, em Governador Valadares. Para contar novamente com sua arquibancada metálica, que tem capacidade para 2,8 mil torcedores e está interditada desde agosto por falta de segurança, a diretoria do Democrata, em parceria com a prefeitura, também diminuiu o espaço entre os degraus e instalou corrimões e guarda-corpos, um investimento de R$ 250 mil.
Com a reforma, o presidente do clube, Edvaldo Soares, espera que o local seja liberado. “Não há por que manter a arquibancada fechada, temos laudos de engenheiros atestando a segurança. Agora só falta a vistoria do Corpo de Bombeiros. Fizemos tudo o que foi exigido.”
Outros setores também estão sendo reformados. Os vestiários ganharam novos azulejos e vasos sanitários. O piso foi todo emborrachado. Os banheiros das arquibancadas metálicas serão substituídos por banheiro químicos.
Apesar de o Democrata estar treinando no local, Soares garante que o gramado estará em perfeitas condições no Mineiro. Para isso, o clube investiu no sistema de irrigação e para adubar a grama.
BOAS CONDIÇÕES
Entre os estádios da Região Leste que vão receber jogos do Mineiro, o Ipatingão é o que está em melhores condições. Apresenta as saídas de emergências necessárias, arquibancadas, banheiros e bares em bom estado de conservação e acesso facilitado. Esta semana, a prefeitura começará as obras de instalação de três alambrados nas arquibancadas para separação das torcidas, uma exigência da Polícia Militar.
Desde dezembro, o estádio passou por pequenas melhorias, como a implementação do projeto de combate a incêndio e placas informativas aos torcedores. A prefeitura já conseguiu cerca de R$ 2 milhões para instalar cadeiras e trocar a grama.