Todos os jogos da primeira rodada do Mineiro de 2008 estão confirmados para os locais e horários previstos na tabela. Uma reunião de seis horas, que só terminou na noite de ontem, no Ministério Público Estadual, liberou os estádios, mesmo que com restrições, para o início do Estadual. Participaram dela o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, José Antônio Baeta; o presidente da FMF, Paulo Schettino; e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Foi analisada a situação de cada estádio, com base nos laudos de vistoria técnica. Para a liberação do Ipatingão, do Mammoud Abbas, em Valadares, e do Parque do Azulão, em Andradas, foi necessária a elaboração de um termo de ajustamento de conduta (TAC). “Essas praças foram liberadas depois que a FMF se comprometeu a exigir dos administradores a correção das irregularidades. O responsável pelos laudos é a FMF”, explica José Antônio Baeta.
Os prazos para o cumprimento do TAC variam. O Ipatingão, por exemplo, terá sete dias para instalar a iluminação de emergência, 35 dias para cumprir exigências da Polícia Militar, 60 dias para se adequar às normas do Corpo de Bombeiros e 90 dias para regularizar a situação do fosso. O prazo para o Parque do Azulão resolver suas pendências é de 10 dias, e o Mammoud Abbas foi liberado para apenas 2 mil pessoas, já que as arquibancadas metálicas continuam interditadas. Se os prazos não forem cumpridos, os estádios não poderão mais sediar jogos. O estádio de Divinópolis assinou um TAC com a Promotoria local.
Outra medida adotada para aumentar a segurança do torcedor foi a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas. Agora, além do Mineirão e do Castor Cifuentes, os estádios Waldemar Teixeira de Faria, de Divinópolis, o Mammoud Abbas e o Ipatingão (foto) não poderão comercializá-las em suas dependências. Também ficou determinado que, em algumas situações, não será permitida a venda de ingressos no dia da partida, como já ocorre em Nova Lima. A capacidade do Estádio Castor Cifuentes, limitada a 3 mil pessoas, pode ser aumentada para 4.500. No Mineirão, haverá redução de 10%: de 75.783 para 68.204 torcedores. A Arena do Jacaré pode vender 18 mil ingressos.
“Houve bom senso e ninguém transgrediu as leis”, disse o presidente da FMF, Paulo Schettino. “A situação terminou bem, em relação ao que estava posto antes. Felizmente, conseguimos liberar todos os estádios para a primeira rodada.” Os laudos dos estádios Uberabão, Mario Helênio, em Juiz de Fora, Louis Ensch, em Coronel Fabriciano, e Fazendinha, em Ituiutaba, serão analisados em nova reunião, terça-feira.
|