O Ipatinga (foto) mal teve tempo de engolir a derrota para o Rio Branco por 2 a 0 na estréia do Campeonato Mineiro, domingo, e já volta a campo hoje para enfrentar o Democrata-SL, às 21h45, no Ipatingão. Em busca da reabilitação, a equipe conta com uma força que considera seu maior trunfo: a torcida, contra um adversário que chega motivado pela vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, atual campeão.
“Nossa torcida teve um papel fundamental durante a campanha na Série B, ano passado, quando conquistamos o acesso à Série A. Este ano não deve ser diferente. Tenho certeza de que o torcedor vai a campo para apoiar o time”, afirma o técnico Emerson Ávila.
Ávila lembra que o campeonato é curto e, por isso, a reação tem de ser imediata. Não descarta a possibilidade de mudar o esquema tático. Mesmo com apenas dois dias de treinamento, o técnico testou duas formações. Mas preferiu o mistério e só vai confirmar no vestiário qual delas entra em campo.
“Precisamos pensar que cada jogo é uma decisão. É hora de ter calma, pois nada ainda está comprometido. Treinamos nos últimos dois dias com três zagueiros e no 4-4-2. A equipe está preparada para as duas situações. O pensamento está voltado para esse jogo e sabemos que não será fácil, porque o adversário joga muito defensivamente”.
Caso o time seja escalado no 4-4-2, o volante Henrique, que joga improvisado na zaga, vai para o banco de reservas e o armador Hugo ganha uma chance no meio-campo. A única certeza é a entrada do volante Luciano Sorriso no lugar de Leandro Salino, expulso na rodada passada.
Se o início da semana serviu para o Ipatinga se recuperar do tropeço e corrigir os erros, principalmente de finalização, no Democrata-SL foi diferente. O time voltou aos trabalhos ontem à tarde, ainda comemorando a vitória sobre o Galo e com energia de sobra para dar continuidade ao planejado pelo técnico Zezito. Ele reforça o discurso de que o Jacaré tem condições de superar cada etapa do campeonato.
O técnico não vai contar hoje com dois jogadores que começaram domingo: o atacante Renaldo, uma das principais contratações do clube de Sete Lagoas, foi vetado pelo departamento médico, com cansaço muscular. O armador Ricardinho joga adiantado. No lugar do volante Sidão, expulso na estréia, entra João Paulo.