Em pleno domingo de Carnaval, Gana contou com um gol salvador de Agogo para chegar às semifinais da Copa da África. Nos minutos finais da partida, ele definiu a vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria e fez explodir o Accra Stadium, em Gana.
Terminado jogo, Agogo comandou a folia ao lado de seus companheiros. Portando bandeiras nacionais, eles ficaram dançando no gramado por cerca de dez minutos. Os torcedores também demoraram a deixar a arena, que estava completamente lotada.
A alegria não era apenas pelas circunstâncias da vitória, obtida com um jogador a menos, de virada e nos minutos finais. Em 2008, Gana estará em uma semifinal de Copa da África pela primeira vez desde a edição de 1996 da competição.
Ainda faltam duas partidas, no entanto, para a apoteose. Por uma vaga na decisão, os donos da casa voltam a campo na próxima quinta-feira, novamente em Accra. O adversário sairá do duelo entre Tunísia e Camarões, que medem forças nesta segunda.
Harmonia
Gana teve problemas de evolução no primeiro tempo e preocupou seus torcedores quando Mensah derrubou Uche dentro da área. Yakubu cobrou o pênalti no canto direito de Kingston, aos 34min, e abriu o placar para a Nigéria.
O contratempo foi compensado pouco antes do intervalo, aos 47min, em cabeçada de Essien que empatou a partida. O samba voltou a atravessar para os anfitriões, no entanto, com a expulsão de Mensah, aos 13min da etapa final.
Mesmo com um componente a menos, Gana não abriu mão do ataque. A recompensa chegou aos 36min, quando Muntari bateu cruzado e Agogo fez barulho. A Nigéria ainda pressionou, mas a formação alviverde não desfilará como campeã no próximo final de semana.
|