FIA avisa Espanha: não aceitará novas manifestações racistas
04/02/2008 - 10:01 hs
Pouco depois de ser notificada das ofensas racistas proferidas pela torcida catalã ao inglês Lewis Hamilton (foto) ao longo deste final de semana de testes da Fórmula 1 em Barcelona, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mandou um aviso às autoridades espanholas: não tolerará que novos atos de preconceito aconteçam.
Hamilton, que ao longo de 2007 correu ao lado do espanhol Fernando Alonso na McLaren e teve uma seqüência de atritos com o ex-bicampeão, passou por maus momentos em Barcelona. Sempre que aparecia aos olhos da torcida, o menino prodígio era açoitado por xingamentos como puto negro e negro de mierda. Inaceitável, de acordo com a entidade máxima do automobilismo mundial.
“A FIA está surpresa e desapontada pelos abusos direcionados ao Lewis Hamilton”, pronunciou um porta-voz da federação. “Xingamentos dessa natureza são uma clara violação aos princípios protegidos pelos nossos estatutos. Qualquer repetição disso resultará em sérias sanções”, prosseguiu. Consta no código da entidade que “a FIA rejeita qualquer manifestação racial, política ou religiosa ao longo das atividades promovidas”.
Apesar das ameaças, o Grande Prêmio da Espanha de F-1 na temporada de 2008 segue marcado para o mês de abril, bem como o contrato com o país ibérico para realizar uma corrida da modalidade até 2016.