A idéia inicial era começar as preparações da Seleção Olímpica para as Olimpíadas de Pequim, na China. Mas depois de tantos desfalques, entre eles a sensação Alexandre Pato, o técnico Dunga decidiu tratar o amistoso da Seleção Brasileira contra a Irlanda, nesta quarta-feira, às 17h45 (horário de Brasília), no Estádio Croke Park, em Dublin (Irlanda), como mais um teste para um time recheado de veteranos (foto).
Um dos fatores apontados pelo treinador tupiniquim para escalar jogadores mais "velhos" foi a série de desfalques. Para o amistoso contra a seleção irlandesa, ele teve de cortar o lateral Maicon, o zagueiro Lúcio e o meia Kaká e o atacante Alexandre Pato, lesionados, além do ala Gilberto, que estava em processo de transferência do Hertha Berlim-ALE para o Tottenham-ING.
E, mesmo sem alguns de sua principais estrelas, Dunga espera por fim a um jejum de vitórias contra os donos da casa. A Seleção enfrentou os irlandeses quatro vezes na história. Tendo vencido em duas delas, empatado uma e perdido outro.
Nos dois últimos confrontos, porém, nada de vitórias brasileiras. Em 1987, a Irlanda venceu, por 1 a 0, e, em 2004, as duas seleções empataram sem gols. A última conquista foi em 1982, quando goleou, por 7 a 0.
Velhos conhecidos e caras novas
Entre os onze titulares, apenas o meia Diego, ex-Santos e atualmente no Werder Bremen-ALE, possui idade olímpica. Embora tenha sido escalado na equipe principal, o jogador só foi convocado, após a contusão do craque Kaká, no último fim-de-semana.
Sem a presença dos considerados titulares Maicon, Lúcio, Kaká e Ronaldinho Gaúcho, as novidades ficam por conta dos laterais Leonardo Moura e Richalysson. Convocados pela primeira vez, os dois jogadores serão testados entre os titulares. Dunga, porém, admitiu que fará muitos testes no decorrer do jogo.
Uma seleção sem comando
Assim como o Brasil, a Irlanda encara o amistoso desfalcada. Mas com uma grande diferença: seu principal desfalque estará fora das quatro linhas. Após a demissão de Steve Staunton, que caiu com a eliminação nas Eliminatórias da Eurocopa 2008, o cargo de treinador continua vago. Enquanto o italiano Geovanni Trappatoni não resolve se aceita o convite, Don Givens segue como interino.
Os problemas, contudo, não se limitam ao "extra-campo". Dentro das quatro linhas, a seleção dona da casa pode sofrer mais uma grande perda. Depois do lateral Steve Finnan (Liverpool) e do zagueiro Andy O'Brien (Bolton), o zagueiro Richard Dunne começa a pensar em se aposentar da seleção.
Ficha Técnica
Irlanda x Brasil
Local: Estádio Croke Park, Dublin (Irlanda)
Data: 06/02/2008 (quarta-feira)
Horário: 17h45 (horário de Brasília)
Árbitro: René Rogalla (Suiça)
Irlanda
Given; Kelly, O'Shea, Dunne e Kilbane; McGeady, Miller, Carsley e Duff; Robbie Keane e Doyle.
Técnico: Don Givens
Brasil
Julio Cesar; Léo Moura, Alex, Luisão e Richarlyson; Josué, Gilberto Silva, Julio Baptista e Diego; Luis Fabiano e Robinho.
Técnico: Dunga |