O jejum de três jogos do ataque não será o único problema do Corinthians para enfrentar o Barueri, nesta quarta-feira, às 21h45m, na Arena, pelo Campeonato Paulista. Mais do que buscar a reabilitação para se aproximar do grupo de classificação à segunda fase, o Timão tenta quebrar um longo tabu jogando como visitante.
A última vez que o Alvinegro conseguiu triunfar longe de casa foi no dia 15 de agosto do ano passado, quando derrotou o Botafogo por 3 a 2, no Maracanã, pelo Brasileirão. Depois disso, foram 11 jogos, com cinco empates e seis derrotas. No Paulistão deste ano, arrancou um 0 a 0 do Sertãozinho e foi batido por 3 a 0 pelo São Caetano.
- Nós estamos no início do trabalho, enquanto que as equipes do interior treinam há alguns meses. Neste momento da competição, elas estão levando vantagem sobre nós. Mas, aos poucos, as coisas vão se acertando e a equipe vai evoluir dentro e fora de casa - diz o técnico Mano Menezes.
Além dos jogos como visitante, a preocupação do treinador recai também sobre o ataque. O Timão não balança as redes há três jogos. Todos terminaram empatados por 0 a 0 e derrubaram a equipe na classificação para o décimo lugar, com nove pontos. O Noroeste, quarto e último a avançar à segunda fase neste momento, tem dez.
Enquanto o Corinthians luta para respirar, o Barueri começa a engrenar. O clube da Grande São Paulo vem de vitórias sobre Santos (2 a 1) e Sertãozinho (3 a 0), resultados que o colocaram em nono lugar, também com nove pontos, mas com um triunfo a mais que o Timão – três contra dois.
Escalação do Time ainda não é oficial Apesar de a defesa não sofrer gols há quatro jogos, Mano Menezes foi obrigado a fazer mudanças no setor. Chicão está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e dá lugar ao estreante chileno Cristian Suárez. Já o volante Fabinho deve ser recuado para a zaga, mudando o esquema tático para o 3-5-2.
Na marcação, o volante Perdigão retorna depois de cumprir a suspensão automática pela expulsão contra o Sertãozinho e ganha a vaga do atacante Lima, pouco produtivo diante do Mirassol. Com a troca, o uruguaio Acosta será adiantado ao ataque para formar dupla com Dentinho. Ainda no meio, Alessandro não se recuperou totalmente de uma virose e pode dar lugar ao garoto Lulinha.
- Existe mesmo essa possibilidade (jogar com três zagueiros), mas vai depender da recuperação do Alessandro. Por enquanto, só posso dizer que o Fabinho vai ser utilizado novamente - desconversa Mano Menezes.
No Barueri, o técnico Gélson Silva não pretende fazer alterações. O volante Diego e o atacante Alex Maranhã retornam de suspensão, mas devem começar a partida como opções no banco de reservas. O atacante André, ex-Palmeiras, foi regularizado na Federação Paulista de Futebol e está relacionado para o jogo.