Jogando na Suíça, uma das organizadoras da Eurocopa deste ano - ao lado da Áustria -, a Itália derrotou Portugal por 3 a 1, nesta última quarta-feira, no primeiro jogo das duas equipes em 2008. Toni (foto), Pirlo e Quagliarella definiram a vitória dos atuais campeões mundiais sobre o time lusitano, que descontou com Quaresma .
Estreando seu novo uniforme, a Itália começou a partida com mais disposição ofensiva que Portugal e abriu o placar logo aos 4min do primeiro tempo, em um belo arremate de Pirlo, mas a arbitragem anulou o tento ao alegar que o meio-campista do Milan tocou com a mão na bola.
Com o trio ofensivo formado por Cristiano Ronaldo, Quaresma e Makukula, a seleção portuguesa - comemorando os cinco anos de parceria com o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari - saiu para o jogo depois dos 15 minutos e iniciais e até assustou os italianos, mas acabou surpreendida.
Na última jogada do primeiro tempo, aos 46min, Grosso cruzou rasteiro pelo lado esquerdo do ataque italiano, Ricardo saiu mal do gol e deixou a bola passar por baixo do seu corpo. Esperto, Luca Toni se esticou e abriu o placar.
Sem deixar Portugal pensar em uma estratégia para igualar o placar, a Itália definiu sua vitória logo no início do segundo tempo. Aos 5min, Pirlo chutou da entrada da área, a bola desviou no meio do caminho e enganou o goleiro Ricardo, que nada pôde fazer. Ela ainda bateu na trave antes de parar na rede: 2 a 0.
Depois disso, Portugal foi para o tudo ou nada e diminuiu o placar aos 31, após Nani entrar na área pela esquerda e cruzar para Quaresma chutar forte e marcar. A Itália, porém, definiu o jogo dois minutos depois, com o tento de Quagliarella, após cobrança de falta ensaiada para a área: 3 a 1