O Rally Dakar 2009 será disputado na América do Sul. Quatro semanas depois de cancelar a edição 2008 por problemas de segurança na África, a organização anunciou, nesta segunda-feira, que Argentina e Chile receberão a competição no próximo ano.
De acordo com a programação divulgada pelos dirigentes, o rali acontecerá entre os dias 3 e 18 de janeiro, com começo e fim na cidade de Buenos Aires. Os pilotos percorrerão cerca de 9.000km, 6.000km dos quais cronometrados.
Partindo da capital argentina, os participantes se dirigirão ao sul do país e chegarão à Patagônia antes de cruzar a fronteira com o Chile. Pelo Deserto do Atacama e algumas praias farão o caminho de volta. Está previsto um dia de descanso em Valparaíso.
O diretor do Rally Dakar, Ettiene Lavigne, disse estar "muito otimista" e previu um número de participantes igual ou superior ao que se inscreveu para a competição em 2008. A expectativa é de muitos sul-americanos na disputa.
"Vamos preparar uma grande festa em Buenos Aires. Teremos um rali com novas dificuldades, como as mudanças de clima, altitude, terreno... Acredito que vamos atrair muita gente", acrescentou o dirigente.
África Ettiene Lavigne avisou que o Rally Dakar retornará ao continente africano. Segundo ele, a situação de segurança de países como a Mauritânia será reavaliada após a edição 2009. Tradicionalmente, a disputa terminava no Senegal.
"O Dakar voltará à África, mas agora é prematuro. As coisas continuam complicadas por lá e não podemos arriscar outro cancelamento. Na Mauritânia, não se pode ter certeza de nada", concluiu o diretor do rali