Guga dá o primeiro adeus no Sauípe com a eliminação nas duplas
12/02/2008 - 08:34 hs
A primeira partida da despedida de Gustavo Kuerten (foto) das quadras durou 57 minutos. Ao lado do juvenil André Baran, de 16 anos, Guga foi eliminado na chave de duplas do Aberto do Brasil na primeira rodada.
A derrota para os italianos Filippo Volandri e Fabio Fognini por 2 a 0, 6-3 e 6-3 foi a primeira do ex-número um do mundo desde que ele anunciou sua turnê de despedida.
"Eu acho que foi legal para ficar mais solto na quadra. No começo, eu me senti meio preso, muita falta de ritmo e fui me acostuamando a ansidedade de competir. Foi importante também jogar assim antes da simples", declarou o tenista após a partida.
Último jogo da quadra central nesta segunda-feira, a partida começou por volta da 0h50, horário de Brasília, desta terça. A torcida, que esperou quatro jogos no dia até a estréia dos brasileiros, tentou animar com "hola" os tenistas.
Em quadra, Guga teve um início difícil com uma quebra logo no primeiro game. Fognini, que jogou mais de 2 horas na primeira rodada de simples nesta segunda contra o tcheco Jiri Vanek, confirmou o saque dos italianos, que abriram 2 a 0.
Baran, trazido pelo técnico Larri Passos ao torneio, levantou a torcida fazendo 2 a 1 no seu saque. Volandri, que ano passado perdeu para Guga na chave de simples, não parecia concentrado, cometeu duas duplas e cedeu o empate. No sétimo game e nono game, Baran e Guga foram quebrados e perderam o primeiro set por 6-3.
Apesar de sorrir e se mostrar alegre em quadra, Guga não conseguiu acalmar o novato Baran, que pareceu nervoso durante a partida. O juvenil, porém, demonstrou muita vontade e correu atrás de todas as bolas no jogo.
"O que mais me comoveu foi a felicidade do meu parceiro jogando do meu lado. Esta foi a maior conquista hoje. Eu me senti um coadjuvante", contou Guga.
Por isso, o segundo set começou animador para a torcida. Os brasileiros quebraram o saque de Fognini e abriram 2 a 1 no placar. Após isso, os italianos recuperaram o foco e fizeram cinco games seguidos.
Guga volta às quadras novamente nesta terça-feira na chave principal de simples contra o argentino Carlos Berlocq. Se perder, o catarinense só deve voltar a jogar no Masters Series de Miami, em março. Depois, ele atua no challenger na sua terra natal. Novamente, deverá entrar em quadra nas duplas com outro juvenil, pupilo de Larri.