Luiz Inácio Lula da Silva mandou, nesta última quarta-feira, uma mensagem a Gustavo Kuerten (foto), que iniciou sua turnê de despedida do tênis na última terça. O presidente agradeceu ao atleta catarinense por sua contribuição para o esporte e elogiou seu "espírito moleque".
"Gustavo Kuerten, ao lado de Maria Esther Bueno, é o maior ídolo que nosso tênis já produziu. A beleza de seu jogo e seu coração de ouro, seja nas quadras, seja na vida, estimularam milhões de jovens brasileiros à pratica do esporte", diz comunicado divulgado pelo político no site oficial do Planalto.
Na última terça, Guga emocionou a todos em sua primeira partida na temporada. Derrotado por Carlos Berlocq no Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe, ele chorou muito antes e depois do confronto com o argentino. Ele ainda disputará outros torneios neste antes de encerrar a carreira, provavelmente em Roland Garros.
"É uma pena vê-lo despedir-se das competições, mas a alegria de suas vitórias, seu bom humor, seu espírito moleque, suas manifestações de afeto pela família e pelo povo brasileiro são maiores que tudo - e jamais vão se apagar", acrescenta o presidente do Brasil.
Por fim, Lula pediu que Gustavo Kuerten mantenha a postura que encantou a todos após o término de sua vitoriosa carreira. "Que Guga continue a ser o que sempre foi: esse extraordinário brasileiro que tantas glórias deu ao País e que todos aprendemos a admirar."