Cruzeiro segura empate em Buenos Aires, mas interrompe série
22/02/2008 - 09:00 hs
Copa Libertadores
Em seu compromisso mais difícil nesta temporada, embora o adversário passe por uma fase ruim, o Cruzeiro empatou sem gols com o San Lorenzo, nesta última quinta-feira, no Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, pela segunda rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores. Com o resultado, o time celeste perdeu os primeiros pontos e deixou de ter 100% de aproveitamento em 2008 (foto).
Com o resultado, o Cruzeiro interrompeu série de seis vitórias na temporada. O time celeste segue na liderança do Grupo 1 com quatro pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Caracas, com três pontos, que enfrenta o Real Potosí na próxima terça-feira. O San Lorenzo, que segue sem vencer na temporada (foram quatro empates e cinco derrotas) somou apenas uma ponto e segue em terceiro lugar.
Apesar de não conseguir manter a boa seqüência na temporada, o empate em Buenos Aires saiu de bom tamanho para o Cruzeiro, que sofreu forte pressão na reta final da partida. Além disso, embora não tenha repetido as boas atuações anteriores, manteve a invencibilidade e está a três pontos dos argentinos na tabela.
Pela fase preliminar da competição, o Cruzeiro despachou o Cerro Porteño, ao derrotá-lo duas vezes - na primeira, por 3 a 1, no Mineirão, e no jogo de volta, por 3 a 2, em Assunção. Na estréia da fase de grupo, venceu o Real Potosí, por 3 a 0, no Mineirão. Na próxima rodada, recebe o Caracas em Belo Horizonte, em 4 de março.
Pelo Campeonato Mineiro, o time mineiro mantém 100% de aproveitamento. Em três jogos, venceu o Uberaba (4 a 0), o Democrata de Sete Lagoas (3 a 0) e Guarani de Divinópolis (3 a 2), e ocupa a vice-liderança da competição com nove pontos e um jogo a menos que o líder Tupi. No domingo, enfrenta o Villa Nova, no Mineirão.
O San Lorenzo estreou com derrota na Libertadores, ao perder fora de casa para o Caracas, por 2 a 0. Pelo Torneio Clausura, o time argentino vem de duas derrotas seguidas, para Newell's Old Boys (2 a 0) e San Martín de San Juan, por 1 a 0. No dia 11 de março, enfrenta o Real Potosí, na Bolívia, pela terceira rodada da competição continental.
Quando a bola rolou em Buenos Aires, o San Lorenzo, empurrado pela torcida, partiu para a pressão sobre o time mineiro, que se segurou bem e controlou o ímpeto inicial do adversário. O Cruzeiro equilibrou a partida e, não fosse os erros de passe no setor ofensivo, poderia ter criado mais oportunidades.
Enquanto o San Lorenzo chegava mais na base da vontade, até para confirmar o fator campo, o Cruzeiro tentava envolver os argentinos com toques rápidos, como ocorreu aos 39min, em que Wagner saiu livre para marcar, mas chutou em cima do goleiro Orión.
O Cruzeiro voltou com uma mudança para o segundo tempo - Fernandinho entrou no lugar de Wagner, que estava mal na partida -, mas o San Lorenzo reiniciou melhor no jogo e criou duas chances para abrir o placar, com González e Silvera.
O técnico Adilson Batista tentou mudar o ritmo de jogo com a entrada de Marcinho no lugar de Guilherme, mas o San Lorenzo continuou melhor na partida e desperdiçou várias oportunidades. No final do jogo, os argentinos pressionaram bastante, mas o time mineiro segurou o empate.
San Lorenzo
Orión; Adrián González, Aguirre, Bottinelli e Placente; Hirsig (Aureliano Torres), Acevedo, Bilos (Ortiz) e D'Alessandro; Bergessio (Romeo) e Silvera
Técnico: Ramón Díaz
Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná, Espinoza, Thiago Martinelli e Jadílson; Fabrício, Charles, Ramires e Wagner (Fernandinho); Guilherme (Marcinho) e Marcelo Moreno (Marcel)
Técnico: Adilson Batista
Data: 21/2/2008 - quinta-feira
Local: Estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Assistentes: Ricardo Grance e Emigdio Ruiz (PAR)
Cartões amarelos: Jadílson, Marcelo Moreno (Cruzeiro); Placente, Romeo (San Lorenzo)