Ciclista brasileiro vence etapa da Volta da Califórnia
25/02/2008 - 07:50 hs
Um dos principais nomes do ciclismo brasileiro e mais forte concorrente a uma das duas vagas de estrada para as Olimpíadas de Pequim 2008, Luciano Pagliarini conquistou, neste sábado, sua primeira vitória na temporada.
Defendendo a equipe espanhola Saunier Duval, o brasileiro cruzou em primeiro lugar a linha de chegada da sexta etapa da Volta da Califórnia, superando os principais sprinters (ciclista com grande capacidade de dar uma arrancada final) do mundo que disputam a competição nos Estados Unidos.
A segunda colocação ficou com o argentino Juan Jose Haedo, que defende a equipe CSC, seguido do italiano Paolo Bettini da Quick Step.
Na decisão da etapa, três ciclistas foram punidos. O britânico Mark Cavendish, da High Road, acabou desclassificado porque recebeu apoio do carro de sua equipe nos últimos quilômetros quando teve um problema em sua bicicleta. Assim como Cavendish, Mario Cipollini e Fred Rodriguez também foram penalizados com 20 segundos.
"Fico triste pelo que aconteceu com Cavendish, mas na minha opinião a decisão foi justa, tendo em conta a regra aplicada. Essa não foi uma grande vitória para mim, mas uma boa vitória para minha carreira", comentou Pagliarini que se prepara para a Volta da Itália.
Apesar do bom resultado, o paranaense aparece apenas na 66ª colocação da competição a 35min44 do líder, o norte-americano Levi Leipheimer, da Astana. O primeiro colocado tem uma vantagem de apenas 49 segundos sobre o segundo colocado, o britânico David Millar da Slipstream.
A sétima e última etapa da Volta, entre as cidades de Santa Clarita e Pasadena, em um total de 150 quilômetros, não será favorável a Pagliarini pois é dominada por montanhas.