Davis: Maradona promete incomodar suecos na Argentina
26/02/2008 - 08:11 hs
O ex-jogador argentino Diego Maradona (foto) avisou no último fim de semana à equipe sueca da Copa Davis que será difícil jogar contra a Argentina em Buenos Aires, no mês de abril, como ocorreu em 2006 no mesmo lugar e competição.
"Estarei presente nesses jogos e onde a equipe argentina jogar", disse Maradona. Na noite de sexta-feira, o ex-jogador esteve presente na vitória do argentino David Nalbandian sobre o italiano Potito Starace, válida pelas quartas-de-final do Torneio de Buenos Aires.
Maradona tirou Starace do sério ao insultar o tenista durante a partida, o que levou o italiano a declarar à imprensa de seu país que teve vontade de bater com a raquete na cabeça do ex-craque argentino.
A Argentina vem de vitória por 4 a 1 contra o Reino Unido na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis, enquanto a Suécia bateu Israel por 3 a 2, em uma virada épica.
No início do mês, antes dos jogos entre britânicos e argentinos em Buenos Aires, Judy Murray, mãe dos tenistas escoceses Andy e Jamie Murray, chegou a declarar a um jornal inglês que estava preocupada com o fato de o segundo ter ido jogar na Argentina pela Copa Davis.
"No final do ano passado, falei com (o tenista sueco) Jonas Bjorkman, e ele disse que foi a experiência mais aterrorizante de sua vida quanto à relação com os espectadores", disse Judy Murray, ao lembrar de quando a Suécia jogou em Buenos Aires há dois anos.
Nessa ocasião, a Argentina ganhou da Suécia por 5 a 0, cuja equipe era formada por Robin Soderling, Thomas Johansson e Simon Aspelin, além de Bjorkman. Durante um jogo da série disputado por Nalbandian, Maradona gritou, pulou e rompeu várias vezes o silêncio necessário no momento do saque, fazendo com que o brasileiro Carlos Bernardes, árbitro da partida, tivesse que pedir ao ex-jogador para ficar quieto.
Os suecos se queixaram e o capitão da equipe do país escandinavo, Mats Wilander comentou com o tenista australiano Lleyton Hewitt no mesmo ano que jogar a Copa Davis na Argentina "é um circo". Com isso, Hewitt pediu rigorosas medidas de segurança para jogar a semifinal do torneio na capital argentina, em setembro de 2006.
Os fãs mais tradicionalistas de tênis dizem que o esporte sofre na Argentina uma espécie de "futebolização", algo que agradaria os jogadores locais, que destacam o incentivo do público após cada partida. Nalbandian costuma agradecer o apoio de Maradona e o fato de o ex-jogador ter viajado a vários países para estar perto da equipe argentina. Argentina e Suécia jogam de 11 a 13 de abril.