Ronaldinho é preservado e não joga semifinal da Copa do Rei
27/02/2008 - 08:16 hs
O brasileiro Ronaldinho Gaúcho (foto) está fora da partida de ida da semifinal da Copa do Rei da Espanha, contra o Valencia, nesta quarta-feira. O técnico holandês Frank Rijkaard não relacionou a estrela brasileira entre os convocados do Barcelona para o confronto, mantendo a rotação que vem fazendo ultimamente .
De acordo com o treinador holandês, a decisão de preterir Ronaldinho do compromisso do meio de semana se explica pelo planejamento para o jogador na parte final da temporada européia.
"Foi uma decisão técnica. Ele não tem problemas físicos", justificou Rijkaard sobre o brasileiro, que atuou bem na partida de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões, contra o Celtic (vitória do Barcelona por 3 a 2, em Glasgow).
"Temos muitos jogadores e podemos chamar somente 16. Temos que escolher. Estamos contentes com o progresso dele (Ronaldinho), mas teremos mais partidas, esta não é a única. No sábado, temos o Atlético (de Madri) e ele tem que estar preparado. Estamos satisfeitos, porque ele sempre está disposto a ajudar e quero que descanse e treine amanhã (quarta)", acrescentou o comandante do time catalão.
Para o meia Deco, a partida contra o Valência tem cara de briga por título. "Na teoria, o Valência e o Barcelona são sempre candidatos a ganhar títulos. Então é uma semifinal que tem cara de final antecipada", afirmou.
Rijkaard não poderá contar com o mexicano Ráfa Marques contra o Valencia. O meio-campo, que já não enfrentou o Levante no final de semana, continua com lesão no pé esquerdo e está em tratamento intensivo, segundo o departamento médico do clube. Outros nomes do elenco que estão fora do compromisso são Giovani, Gudjohnsen e o brasileiro Sylvinho.
O Barcelona atravessa um momento positivo na temporada, evidenciado pelo sucesso na perseguição ao Real Madrid na ponta do Campeonato Espanhol. Depois de resultados postivos sucessivos e alguns tropeços do rival, o time de Ronaldinho agora aparece dois pontos apenas atrás dos atuais campeões.
"A explicação para a ascensão do Barcelona tem a ver com o trabalho que a gente vem fazendo. Está todo mundo bem, numa fase boa. Os jogadores que estavam machucados estão voltando a jogar, então isso tem ajudado", declarou Deco, brasileiro naturalizado português.
"Temos que aceitar esse momento, mas, pessoalmente, prefiro que o ambiente externo esteja contente, mas que aqui dentro continuemos trabalhando da mesma forma", atestou Rijkaard.