Gustavo Kuerten (foto) pretende se aposentar apenas em maio deste ano, em Roland Garros. No entanto, o ex-número um do mundo não estará presente na próxima atualização do ranking de entradas da ATP, na segunda-feira.
Atualmente em 924º, Guga possui dez pontos, que serão debitados a partir de segunda. Os únicos tentos do brasileiro foram conquistados no Torneio de Las Vegas, exatamente 52 semanas atrás. Como não esteve em ação esta semana para defender a quantia, o catarinense aparecerá zerado pela primeira vez desde 1993.
Kuerten chegou a disputar outras três partidas em 2007: os Masters Series de Indian Wells e Miami e o Torneio de Sunrise, todos nos Estados Unidos. Porém, como entrou como convidado na chave principal e foi eliminado na primeira fase em todas as oportunidades, o principal nome da história do tênis masculino brasileiro não arrecadou pontos.
Para retornar à lista em seu último ano como profissional, Guga terá que vencer pelo menos uma partida nas cinco próximas competições que disputar: o Challenger de Florianópolis, os Masters de Miami (em piso sintético), Monte Carlo e Roma (ambos no saibro), ou então no Grand Slam francês. Embora a ATP distribua pontos a tenistas eliminados na primeira rodada, o fato de o brasileiro entrar na chave principal como convidado anula tal direito.
Guga disputou, recentemente, a sua primeira competição oficial de simples depois de quase um ano afastado do circuito para tentar amenizar a lesão crônica no quadril que o impede de jogar em alto nível. No Aberto do Brasil, ele foi batido na estréia pelo argentino Carlos Berlocq por 2 sets a 0, com 7/5 e 6/1.