Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
O que o Leão precisa fazer para chegar à semifinal do Mineiro
04/03/2008 - 10:00 hs
 
Ultrapassada mais da metade dos jogos da Primeira Fase do Campeonato Mineiro de 2008, é possível e bastante factível projetar os números necessários para um time do Villa Nova/MG (foto) avançar às Semifinais do certame. Como o 4º, o 5º e o 6º colocados atualmente têm nove pontos conquistados em seis partidas disputadas — patamar que representa 50% de aproveitamento —, provavelmente o quarto integrante do quadrangular decisivo deverá ter conseguido um desempenho idêntico ou um pouco superior a isso. Em números absolutos, significa que, possivelmente, o 4º colocado consiga a classificação com uma pontuação que vai de 17 a 19 pontos.

Refiro-me somente à quarta e última vaga, pois, na prática, as classificações de Cruzeiro (15 pontos), Tupi (14 pontos) e Atlético (12 pontos) estão muito bem encaminhadas e somente um cataclismo tiraria um deles das Semifinais. Isso posto, o Leão do Bonfim tem de lutar de unhas e dentes pela quarta e última vaga com Guarani, Democrata-GV, Rio Branco e Ipatinga, que começa a reagir na competição e tem elenco para aspirar a sonhos mais altos do que o 8º posto hoje ocupado.

Para não correr risco algum, o Villa Nova precisa, então, de conseguir quatro vitórias nos cinco jogos restantes pata atingir 19 pontos, com seis vitórias e um bom saldo de gols. E que uma desses quatro triunfos seja sobre o Guarani que, na minha modesta avaliação, é o rival mais direto nessa luta pela classificação. Afinal de contas, o Bugre divinopolitano faz três jogos consecutivos em casa (Villa Nova, Democrata-SL e Ituiutaba)! É um absurdo que a tabela de qualquer campeonato permita um privilégio desses. Estamos em Minas Gerais, uma das maiores forças do futebol brasileiro. Será que é muito difícil elaborar uma tabela racional com apenas 11 jogos para cada clube? Se for preciso, em 2009 eu ajudo, voluntariamente, nessa empreitada...

Vai abaixo a relação de todos os jogos restantes para os concorrentes à quarta vaga nas Semifinais do Campeonato Mineiro. Que o torcedor villa-novense lote o Alçapão para empurrar o Leão e seque, de casa, os nossos adversários diretos:


VILLA NOVA

Democrata-GV (em casa)
Guarani (fora)
Uberaba (em casa)
Tupi (em casa)
Ipatinga (fora)


GUARANI

Uberaba (fora)
Villa Nova (em casa)
Democrata-SL (em casa)
Ituiutaba (em casa)
Atlético (fora)


DEMOCRATA-GV

Villa Nova (fora)
Ituiutaba (fora)
Cruzeiro (em casa)
Social (em casa)
Uberaba (fora)


RIO BRANCO

Democrata-SL (fora)
Cruzeiro (fora)
Ituiutaba (em casa)
Atlético (em casa)
Social (fora)


IPATINGA

Ituiutaba (fora)
Atlético (casa)
Social (fora)
Cruzeiro (fora)
Villa Nova (em casa)


Vejam que a situação do TUPI é bem mais tranqüila, desde que o Galo Carijó da Manchester cumpra o dever de casa nas duas próximas rodadas:

Social (em casa)
Democrata-SL (em casa)
Atlético (fora)
Villa Nova (fora)
Cruzeiro (em casa)

Lembrem-se todos de uma coisa fundamental: tudo isso são projeções calcadas em números e numa realidade pragmática do futebol. Ocorre que o futebol nem sempre obedece ao receituário aplicado.

O Villa Nova está hoje, isoladamente, na 7ª posição, com sete pontos em seis jogos: 2 vitórias, 3 derrotas e 1 empate; 13 gols a favor e 10 gols contra. O aproveitamento é de 38,89%.


foto: mascote do Villa Nova (MG)
 
Fonte: Assessoria de imprensa do Villa Nova (MG)
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.