O que o Leão precisa fazer para chegar à semifinal do Mineiro
04/03/2008 - 10:00 hs
Ultrapassada mais da metade dos jogos da Primeira Fase do Campeonato Mineiro de 2008, é possível e bastante factível projetar os números necessários para um time do Villa Nova/MG (foto) avançar às Semifinais do certame. Como o 4º, o 5º e o 6º colocados atualmente têm nove pontos conquistados em seis partidas disputadas — patamar que representa 50% de aproveitamento —, provavelmente o quarto integrante do quadrangular decisivo deverá ter conseguido um desempenho idêntico ou um pouco superior a isso. Em números absolutos, significa que, possivelmente, o 4º colocado consiga a classificação com uma pontuação que vai de 17 a 19 pontos.
Refiro-me somente à quarta e última vaga, pois, na prática, as classificações de Cruzeiro (15 pontos), Tupi (14 pontos) e Atlético (12 pontos) estão muito bem encaminhadas e somente um cataclismo tiraria um deles das Semifinais. Isso posto, o Leão do Bonfim tem de lutar de unhas e dentes pela quarta e última vaga com Guarani, Democrata-GV, Rio Branco e Ipatinga, que começa a reagir na competição e tem elenco para aspirar a sonhos mais altos do que o 8º posto hoje ocupado.
Para não correr risco algum, o Villa Nova precisa, então, de conseguir quatro vitórias nos cinco jogos restantes pata atingir 19 pontos, com seis vitórias e um bom saldo de gols. E que uma desses quatro triunfos seja sobre o Guarani que, na minha modesta avaliação, é o rival mais direto nessa luta pela classificação. Afinal de contas, o Bugre divinopolitano faz três jogos consecutivos em casa (Villa Nova, Democrata-SL e Ituiutaba)! É um absurdo que a tabela de qualquer campeonato permita um privilégio desses. Estamos em Minas Gerais, uma das maiores forças do futebol brasileiro. Será que é muito difícil elaborar uma tabela racional com apenas 11 jogos para cada clube? Se for preciso, em 2009 eu ajudo, voluntariamente, nessa empreitada...
Vai abaixo a relação de todos os jogos restantes para os concorrentes à quarta vaga nas Semifinais do Campeonato Mineiro. Que o torcedor villa-novense lote o Alçapão para empurrar o Leão e seque, de casa, os nossos adversários diretos:
VILLA NOVA
Democrata-GV (em casa)
Guarani (fora)
Uberaba (em casa)
Tupi (em casa)
Ipatinga (fora)
GUARANI
Uberaba (fora)
Villa Nova (em casa)
Democrata-SL (em casa)
Ituiutaba (em casa)
Atlético (fora)
DEMOCRATA-GV
Villa Nova (fora)
Ituiutaba (fora)
Cruzeiro (em casa)
Social (em casa)
Uberaba (fora)
RIO BRANCO
Democrata-SL (fora)
Cruzeiro (fora)
Ituiutaba (em casa)
Atlético (em casa)
Social (fora)
IPATINGA
Ituiutaba (fora)
Atlético (casa)
Social (fora)
Cruzeiro (fora)
Villa Nova (em casa)
Vejam que a situação do TUPI é bem mais tranqüila, desde que o Galo Carijó da Manchester cumpra o dever de casa nas duas próximas rodadas:
Social (em casa)
Democrata-SL (em casa)
Atlético (fora)
Villa Nova (fora)
Cruzeiro (em casa)
Lembrem-se todos de uma coisa fundamental: tudo isso são projeções calcadas em números e numa realidade pragmática do futebol. Ocorre que o futebol nem sempre obedece ao receituário aplicado.
O Villa Nova está hoje, isoladamente, na 7ª posição, com sete pontos em seis jogos: 2 vitórias, 3 derrotas e 1 empate; 13 gols a favor e 10 gols contra. O aproveitamento é de 38,89%.