A repercussão da participação no Aberto do Brasil, realizado em fevereiro na Costa do Sauípe, surpreendeu o tenista Gustavo Kuerten (foto). Na apresentação oficial do Aberto de Santa Catarina, que marcará sua despedida das quadras brasileiras, o ex-líder do ranking mundial admitiu que a cena emocionante deve se repetir em sua terra natal.
"Chorei muito de alegria em toda a minha carreira e aquele momento na Bahia representou toda a felicidade que consegui no tênis. Vou repetir, pois sei que a emoção aqui será imensa", disse o brasileiro.
Guga participou hoje do lançamento da competição em Santa Catarina, que será realizada no resort Costão do Santinho, em Florianópolis, a partir do dia 12 de abril e oferecerá premiação de US$ 35 mil (cerca de R$ 58 mil) aos atletas da chave principal.
O torneio vem sendo aguardado por Guga como uma "contagem regressiva". O jogador disse que que a disputa terá um significado especial, pois reunirá amigos e recordações do início da carreira. "Vou estar perto de amigos que me viram começando no tênis, e isso é muito emocionante. Espero que eu vença algumas rodadas para prolongar essa sensação", disse o tenista.
Além disso, Guga admitiu não ter tanta expectativa de vitórias nas próximas partidas que irá disputar até o encerramento da carreira. O tricampeão de Roland Garros destacou que um dos únicos objetivos ao entrar em quadra é "se sentir bem".
"Mesmo em torneio do Master Series e ATP Tour, tenho uma expectativa menor de vitória. Minha expectativa é ver que estou dando o melhor de mim e me sentir bem em quadra", disse o brasileiro.
Com relação a uma possível participação nos Jogos Olímpicos de Pequim, Guga disse que só aceitaria participar da disputa se não tomasse a vaga de outro tenista. "Lógico que iria coroar a minha carreira participar pela terceira vez da Olimpíada. Mas temos que ver se outros atletas estão em melhores condições para representar o país", afirmou.