Depois de ficar “escondida”, a auxiliar Ana Paula de Oliveira (foto) pode voltar a trabalhar em jogos da primeira divisão do Campeonato Paulista na 16ª rodada, que acontece no fim de semana de Páscoa. A informação foi confirmada pelo coronel Marcos Marinho, chefe da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol.
- Ela atingiu a meta dela no teste físico desta quarta-feira e está liberada para atuar na primeira divisão. Ainda não temos uma programação, mas pode ser que aconteça na 16ª rodada – comentou coronel Marinho.
Para ser liberada pela Federação Paulista de Futebol, Ana Paula teve de completar 13 tiros de 150 metros em 35 segundos cada. Entre uma volta e outra, tinha 50 segundos para andar 50 metros. Esse teste é válido por 40 dias. Depois disso, terá de atingir outra marca.
Nesse caso, a nova meta é completar 16 voltas no mesmo ritmo. A auxiliar terá de fazer esses testes a cada 40 dias até completar 20 tiros de 35 segundos cada. Só assim estará liberada por completo e apta a realizar a prova para todo quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol, em junho.
O último jogo de elite em que Ana Paula de Oliveira trabalhou aconteceu em 23 de maio de 2007, na vitória de 3 a 1 do Botafogo sobre o Figueirense, na semifinal da Copa do Brasil – o time de Florianópolis avançou à final por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0 no estádio Orlando Scarpelli.
Depois de o time carioca reclamar veementemente de dois gols mal anulados pela auxiliar, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol suspendeu Ana Paula por três meses. Desde então, ela só participou de jogos das divisões de baixo do Campeonato Paulista.