O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Sérgio Corrêa, afirmou ontem que o Brasil pode ser representado por dois árbitros na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.
Segundo o dirigente, a entidade já pré-selecionou dez árbitros da América do Sul para um período de adaptação, e entre eles, estão o gaúcho Carlos Eugênio Simon e o paulista Sálvio Fagundes Filho.
"Não existe mais a restrição de ter apenas um árbitro por país no Mundial, como ocorreu nas edições anteriores", disse Corrêa.
Dessa forma, Sálvio poderia apitar pela primeira vez uma partida de Copa do Mundo, enquanto Simon iria para a sua terceira edição da competição, já que participou em 2002, na Coréia e no Japão, e em 2006, na Alemanha.
Segundo Corrêa, os dois árbitros brasileiros estiveram nas Ilhas Canárias no último mês participando de um seminário de preparação da Fifa. Lá, os candidatos foram informados que os testes serão ainda mais rigorosos para a Copa de 2010.
"A Fifa está mais rigorosa com a arbitragem, e não somente nos testes físicos. Inclusive, um instrutor da Fifa será mandado aos países para monitorar de perto os trabalhos dos árbitros selecionados", confirmou o dirigente.
O objetivo da Fifa é selecionar sete dos dez árbitros sul-americanos até o ano que vem.
|