Após amargar seis derrotas na última segunda-feira no Torneio Pré-Olímpico de boxe, disputado em Porto Espanha, em Trinidad e Tobago, o Brasil conseguiu, na noite de ontem, a sua primeira vaga na modalidade aos Jogos de Pequim com o boxeador Washington Silva (foto).
A vitória por 10 a 3 sobre o norte-americano Cristopher Downs valeu a medalha de bronze da categoria 81kg, o que assegurou a sua presença na Olimpíada, que será disputada em agosto na capital chinesa.
O meio-pesado brasileiro bateu o rival nos três primeiros assaltos do combate, por 2 a 1, 2 a 0 e 5 a 1. O round final terminou empatado por 1 a 1, garantindo o bronze a Washington.
Washington foi beneficiado pelo fato de sua categoria ser uma das poucas a classificar os três melhores do Pré-Olímpico. Antes de bater Downs, o brasileiro havia caído diante do porto-riquenho Carlos Negron por 12 a 4, na semifinal, enquanto seu rival foi derrotado pelo venezuelano Luis Gonzalez.
Com isso, o boxeador garante presença em sua segunda Olimpíada consecutiva, já que esteve em Atenas há pouco menos de quatro anos. Na ocasião, Washington caiu logo na estréia diante de Ali Ismayilov, do Azerbaijão.
A vitória sobre o norte-americano serviu para vingar a derrota na estréia dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando Downs acabou avançando e ficando com o bronze em solo brasileiro.
Outros atletas do País eliminados em Trinidad e Tobago terão nova chance na seletiva da Guatemala, programada para 24 e 29 de abril. A exceção fica por conta do peso galo (até 54kg) James Dean Pereira, que acabou com todas as suas chances ao não chegar na final.
A categoria dele era a mais difícil dos Pré-Olímpicos americanos porque os boxeadores do continente tiveram um bom desempenho no Mundial de Chicago, no ano passado, preenchendo quatro das seis vagas disponíveis.
O Torneio de Trinidad e Tobago para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 recebeu cerca de 150 pugilistas de mais de 40 países, concedendo 23 vagas em 11 categorias.