Em primeira dificuldade, Corinthians bate Fortaleza de virada na Copa do Brasil
20/03/2008 - 09:00 hs
Copa do Brasil
Depois de golear na estréia da Copa do Brasil, o Corinthians já encontrou mais dificuldades na segunda fase, como prévia. E, embora não tenha conseguido eliminar o jogo de volta, a equipe de Mano Menezes retorna do Ceará com uma importante vitória de virada por 2 a 1 sobre o Fortaleza, obtida na noite desta última quarta-feira, no Castelão (foto)
Agora, para avançar às oitavas-de-final, o Corinthians pode até perder por 1 a 0 no dia 3 de abril, em São Paulo. Triunfo tricolor por 2 a 1 leva a decisão da vaga para os pênaltis, enquanto qualquer outra vitória dos cearenses elimina a equipe alvinegra. Quem levar a melhor neste confronto encara o vencedor de Goiás e Fast Clube-AM.
O time do Parque São Jorge encontrou nesta noite uma realidade bastante distinta da partida de estréia, quando atropelou o Barras-PI por 6 a 0, em Goiânia. Desta vez, foi inferior ao Fortaleza no primeiro tempo, saiu em desvantagem, mas conseguiu reagir a tempo e virar o marcador na etapa final, graças às modificações de Mano.
O Corinthians entrou em campo com duas surpresas na armação (Éverton Ribeiro e Marcel) e tentando dificultar a saída dos cearenses. A estratégia, porém, não deu resultado. Do outro lado, o Fortaleza começou a chegar com perigo à meta alvinegra, principalmente com Rômulo pelos lados.
E foi exatamente pelo lado, mas em jogada de Márcio Azevedo, que nasceu o gol do Fortaleza, marcado por Simão em rebote de defesa de Felipe. A torcida cearense se empolgou, mas dois diminutos depois o Corinthians esfriou esse ânimo. Em bom cruzamento de Marcel, o capitão William mandou de cabeça para o fundo das redes.
Apostando na velocidade do ataque, o time de Mano Menezes deu pouco trabalho a Tiago Cardoso antes do intervalo. Herrera e Dentinho, bem marcados, encontraram raros espaços na defesa tricolor. Já a zaga corintiana, após as dificuldades iniciais, soube segurar melhor as últimas investidas dos anfitriões na etapa inicial.
Felipe, no intervalo, destacou a rápida reação alvinegra e fez uma projeção para o segundo tempo. "Logo conseguimos empatar e isso nos deixou mais tranqüilos. Esse resultado não é bom para eles, que precisarão sair um pouco mais. Vamos tentar aproveitar os contra-ataques", analisou o goleiro à rádio Globo.
Insatisfeito com o rendimento de sua equipe, Mano promoveu duas alterações para a etapa final: colocou Fábio Ferreira no lugar de Éverton Ribeiro, no intervalo, e Acosta na vaga de Marcel, aos 10min. E o uruguaio, em quatro minutos, fez a diferença.
Primeiro cruzou para Dentinho, que parou no goleiro do Fortaleza. Logo em seguida, após escanteio, ele aproveitou vacilo da defesa e, desequilibrado, virou o placar para o Corinthians. Com três zagueiros e mais protegido atrás, o time de Mano tentou tirar proveito da postura ofensiva do Fortaleza, usando os contra-ataques pedidos por Felipe.
Nos últimos minutos, o técnico alvinegro ainda promoveu a estréia do jovem Rafinha para explorar a velocidade do armador. O placar, no entanto, não sofreu mais alterações. Carlos Alberto, em tentativa que parou no travessão, foi quem chegou mais perto.
FORTALEZA Tiago Cardoso; Erandir, Vitor (Rogerinho), Preto e Márcio Azevedo; Leandro, Rogério, Simão e Paulo Isidoro; Lúcio (Osvaldo) e Rômulo (Alex Alves)
Técnico: Heriberto da Cunha
CORINTHIANS Felipe; Carlos Alberto, William, Carlão e André Santos; Fabinho, Perdigão, Éverton Ribeiro (Fábio Ferreira) e Marcel (Acosta); Dentinho e Herrera (Rafinha)
Técnico: Mano Menezes
Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
Cartões amarelos: Rogério (F), Fabinho (C)
Gols: Simão, aos 30min, e William, aos 32min do primeiro tempo; Acosta, aos 14min do segundo tempo
Todos os resultados da Copa do Brasil: Segunda fase
Jogos de ida
Chapecoense 0 x 2 Internacional
Paraná Clube 1 x 0 Vitória
Fortaleza 1 x 2 Corinthians
Volta Redonda 0 x 0 Portuguesa
Nacional-AM 2 x 2 Atlético-MG
Juventus-SP 2 x 0 Náutico-PE