China garante metrô de graça durante Jogos de Pequim
25/03/2008 - 08:52 hs
Olímpiadas de Pequim
As pessoas que comparecerem aos Jogos Olímpicos de Pequim poderão viajar de graça pela rede de metrô da cidade, que pela primeira vez na história ficará aberta por 24 horas nos dias das cerimônias de abertura e de encerramento.
As 90 mil pessoas que participarão das duas cerimônias, assim como as outras dez mil que trabalharão nelas, criarão um grande trânsito nos túneis da rede subterrânea, o que levará as composições a passarem a cada três minutos.
Apesar de os trens funcionarem ininterruptamente em apenas dois dias, o horário de funcionamento - que normalmente termina às 23h - deverá ser ampliado.
As autoridades do transporte metroviário da capital chinesa habilitarão acessos especiais para turistas, voluntários e funcionários dos Jogos, que poderão usar este serviço de graça.
Pequim conta atualmente com quatro linhas de metrô que formam uma rede de 114km pela qual viajam diariamente 2,1 milhões de passageiros, mas o número aumentará para sete milhões quando começarem os Jogos e para nove milhões até o fim de 2009.
A capital chinesa investiu US$ 525 milhões nos projetos, que também incluem a renovação das linhas mais antigas com a aquisição de 120 novas composições