Prodígio dos saltos ornamentais, o britânico Thomas Daley conquistou hoje a medalha de ouro na plataforma de 10m do Campeonato Europeu, disputado em Eindhoven, na Holanda. Aos 13 anos, o atleta já tem vaga garantida para a modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Nas preliminares da competição européia, Daley avançou com a terceira melhor somatória de pontos, atrás apenas do russo Dmitry Dobroskok e do alemão Sascha Klein - dez e nove anos mais velhos, respectivamente.
Na final, a revelação britânica deixou os adversários para trás e subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez. Para levar o ouro, o inglês somou 491,95 pontos, seguido por Klein (487,60) e pelo italiano Francesco Dell'Uomo, que obteve 481,30 e ficou em terceiro.
Daley entrou para a história como campeão mais jovem de uma prova de saltos ornamentais no Campeonato Europeu. No Mundial da Fina em 2007, o jovem atleta ficou a cinco pontos da medalha de bronze, com a sétima posição que garantiu sua participação nos Jogos de Pequim.
O atleta, que completará 14 anos em 21 de maio, se tornará o britânico mais jovem a ir para uma Olimpíada. Também saltador, Fred Hodges competiu em Berlim 1936 aos 15 anos e 94 dias. A nadadora Sharron Davies, que disputou os Jogos de Montreal em 1976, segue a mais precoce da Inglaterra.
|