O ginasta Diego Hypolito (foto) será submetido a uma cirurgia nesta terça-feira, às 7h30m, no hospital Copa D'OR, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. O atleta, favorito ao ouro no solo nas Olimpíadas de Pequim, passará por uma artroscopia para corrigir uma lesão no menisco medial do joelho direito. A operação não deverá atrapalhar a ida do brasileiro aos Jogos de 2008, já que a previsão inicial é de que ele volte a treinar em quatro semanas.
- Não sabemos exatamente quando a lesão aconteceu. Na sexta-feira, ele sentiu dores, mas não foi nada absurdo. O Diego preferiu procurar um médico para ter certeza de que estava bem e chegou-se à conclusão de que a operação seria necessária. É melhor que isso tenha acontecido agora do que perto das Olimpíadas, temos tempo para a recuperação - diz o técnico Renato Araújo.
Diego, que se prepara para disputar as Olimpíadas pela primeira vez, será operado pelos médicos Robson de Bem e João Granjeiro. Este último é ortopedista membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e especializado em medicina do esporte. O treinador do atleta reconhece que a preparação será prejudicada - o ginasta se preparava para disputar a etapa de Cottbus da Copa do Mundo, em abril -, mas acredita que ele não terá problemas para se recuperar até agosto, quando começam os Jogos.
- É óbvio que atrapalha, são treinos perdidos, e treinamento é sempre importante. Ele vai ter que dar a volta por cima. Já foi assim em 2005, quando ele foi campeão mundial no solo pela primeira vez (na ocasião, Diego se recuperou de uma fratura na tíbia da perna direita um mês antes da competição), e no ano passado, quando sofreu com dores nas costas. São coisas do esporte - afirma Renato Araújo.