O Cruzeiro pode confirmar a sua classificação matemática às semifinais do Mineiro nesta quinta-feira, a partir das 15h, no estádio da Fazendinha, em Ituiutaba. Para isso, o time de Adílson Batista (Foto) precisará interromper uma seqüência de três vitórias do Ituiutaba, sétimo colocado e com chances reais de avançar à fase final.
O jogo é valido pela 2ª rodada. As fortes chuvas que caíam no Pontal do Triângulo no mês de fevereiro obrigaram a Federação Mineira de Futebol a adiar o duelo para esta quinta-feira.
Mais do que vencer, Adílson Batista quer que o Cruzeiro convença em campo. O treinador ficou muito irritado com a atuação do time na vitória por 2 a 1 sobre o Democrata, em Governador Valadares, e reclamou de acomodação, apatia e desobediência tática. “Você ganha esporadicamente jogando mal. Lá na frente você perde”.
O alerta foi feito ao grupo no início da semana, na retomada dos trabalhos, e a partida desta quinta-feira será a resposta prática. Adílson acha que enfrentar o Ituiutaba em alta será um teste e tanto. “O Ituiutaba briga por uma das vagas, eles têm um objetivo, nós temos consciência disso, eles vêm crescendo, vêm jogando bem, com certeza vai ser um jogo difícil”.
Em relação ao último jogo, as ausências serão o zagueiro Espinoza e o atacante Marcelo Moreno, convocados para as seleções do Equador e da Bolívia, respectivamente; o volante Elicarlos, sem condição legal de jogo na data original da partida; e o muito provavelmente o meia Wagner, com dores crônicas nas costas.´
Marcinho ficará encarregado de armar as jogadas. O ataque será formado por Guilherme, recuperado de torção no tornozelo direito, e Joabe. Este terá a primeira chance de começar atuando. O jovem entrou no decorrer dos jogos contra Rio Branco e Democrata. Na defesa, Thiago Martinelli ocupará o lugar de Espinoza. Na contenção do meio-campo, Zé Eduardo vai substituir Elicarlos.
O Cruzeiro é o líder, com 19 pontos, e abrirá uma vantagem de quatro pontos sobre o Tupi, segundo colocado, se vencer o “Boa”. Os jogos contra o Ipatinga, no domingo, e contra o Tupi, em 6 de abril, serviriam apenas para definir a posição na fase classificatória.
O Ituiutaba terá simplesmente dez desfalques para enfrentar o Cruzeiro. Nove atletas estavam sem condição de jogo em 2 de fevereiro, data original do confronto: Pachola, Verona, Olivio, Rodrigo Hote, Roma, Diego Mineiro, Parral, Adriano Júnior e Moreno. Além disso, o volante Kiko vai cumprir suspensão.
Com 14 pontos e na 7ª colocação, o Ituiutaba vai entrar no grupo de classificação se derrotar o Cruzeiro em seus domínios
Retrospecto
O Ituiutaba tentará repetir nesta quinta-feira o feito de 2006, quando derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 na Fazendinha. A empolgação na cidade é tanta que a prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas do municipais.
O Cruzeiro tem duas vitórias sobre o rival: 3 a 1 em 2005 e 4 a 1 em 2007.
|