O Tupi (foto) é a primeira equipe a garantir matematicamente a classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Villa Nova, ontem à noite, no Castor Cifuentes, na abertura da penúltima rodada da fase classificatória, o Galo de Juiz de Fora chegou a 21 pontos, tirou provisoriamente a liderança do Cruzeiro (que pode recuperá-la hoje, se vencer o Ituiutaba) e repete o feito do ano passado, quando também ficou entre os quatro primeiros – caiu diante dos celestes.
Enquanto o Tupi se recuperou da derrota por 3 a 0 para o Atlético, o Villa não conseguiu aproveitar o embalo pela goleada por 4 a 1 sobre o Uberaba, domingo. O Leão do Bonfim, em sua despedida em casa na competição, perdeu pela primeira vez no Castor Cifuentes para uma equipe do interior: havia vencido também Ituiutaba (4 x 0), Democrata-SL (5 x 2) e Democrata-GV (1 x 0) e perdido por 2 a 0 para o Atlético. Com o resultado de ontem, tem chances reduzidas de classificação.
A partida foi bem disputada e equilibrada no primeiro tempo. O Tupi abriu o placar aos 43min. Ademílson converteu pênalti de Jackson em Henrique, que havia entrado em lugar de Edimar, pouco antes. O Leão buscou o empate na etapa final, mas não soube aproveitar nem a expulsão do zagueiro adversário Sílvio, a quatro minutos do fim. Em contra-ataque, aos 44min, Eraldo confirmou a classificação dos visitantes. A renda foi de R$ 7.485, com 1.432 pagantes. O árbitro foi Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Helbert Costa Andrade.
Desespero
A penúltima rodada da primeira fase tem mais um jogo hoje: Democrata-GV x Social, às 19h30, no Mammoud Abbas, em Governador Valadares. As duas equipes têm o mesmo objetivo: afastar-se da zona de rebaixamento. A Pantera, antepenúltima colocada, vem de quatro derrotas consecutivas. Tem desvantagem de um ponto para o Saci na classificação. Quem perder ficará em situação bem complicada na última rodada.
O técnico do Democrata-GV, o ex-zagueiro Geraldão, aposta num time diferente do que perdeu para o Cruzeiro, sábado, apesar de só confirmar a escalação no vestiário. O lateral-esquerdo Ernane e o volante Diego Paulista entram nos lugares de Júlio César e Éverton Araújo, expulsos no jogo passado. O armador Diego Palhinha, que nem ficou no banco diante da Raposa, deve retornar. O atacante Rômulo também tem chance de atuar, substituindo Diego Campos, por opção técnica.
O técnico José Ângelo depende do departamento médico para definir o Social. Mas espera contar, pelo menos, com o volante Normando, recuperado de contusão na mão direita, e não descarta a possibilidade de improvisar, principalmente nas laterais. Joãozinho, formado no clube, deve começar no lado direito, enquanto Cheferson será deslocado para a esquerda, na vaga de Alex, dispensado no início da semana
|