Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Passagem da tocha na Índia tem 180 prisões
18/04/2008 - 07:55 hs
Olímpiadas de Pequim
 
A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim percorreu ontem as ruas de Nova Délhi, vigiada por 16 mil policiais e militares, já que essa é uma das etapas mais tensas de seu trajeto mundial em função da presença de 100 mil exilados tibetanos na Índia. A polícia indiana prendeu cerca de 180 tibetanos nas imediações do percurso para evitar manifestações ou atentados contra a tocha. Outras 46 pessoas foram detidas em Mumbai, capital financeira do país (foto).

O trajeto da chama foi de apenas três quilômetros no centro da cidade, entre o palácio presidencial e a Porta da Índia, um dos monumentos mais conhecidos da cidade. A viagem da chama durou apenas 30 minutos.

Quase mil manifestantes tibetanos também tentaram realizar um revezamento pelas ruas da capital com uma tocha alternativa, horas antes da passagem da chama dos Jogos.

Liderados por monges budistas e com o apoio da população local, os manifestantes tibetanos partiram do mausoléu de Mahatma Gandhi, líder do movimento separatista não violento indiano, com uma tocha que simboliza o Tibete livre.

"Libertem o Tibete", gritavam os manifestantes.

O governo tibetano no exílio pediu protestos não violentos durante a passagem da tocha olímpica pela Índia.

"Falamos aos manifestantes que os protestos devem ser pacíficos. Devem ser 'não violentos'", declarou Thubten Samphel, porta-voz do governo tibetano exilado em Dharamsala, norte da Índia.

 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.