É responsabilidade de todo o mundo garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos de Pequim, disse hoje o principal jornal oficial da Coréia do Norte, Rodong Sinmun.
De acordo com a publicação, a comunidade internacional se opõe às tentativas de alguns países ocidentais de politizar a Olimpíada de Pequim, que vai contra à Carta Olímpica e provoca conflitos nas relações internacionais.
Além disso, as solicitações realizadas por diversos políticos norte-americanos e europeus de boicote aos Jogos de Pequim não teriam ganho o apoio da comunidade internacional.
Muitos membros do Comitê Olímpico Internacional, incluindo o presidente, Jacques Rogge, também estariam contra unir o assunto do Tibete com a Olimpíada.
Ainda segundo o jornal coreano, muitos países manifestaram suas opiniões contrárias às tentativas de politizar os jogos e estão realizando esforços para garantir o sucesso da Olimpíada.
A tocha olímpica chegará à capital da Coréia do Norte, Pyongyang, em 28 de abril, cumprindo a 18ª etapa do revezamento por todo o mundo.