Pequim fez grandes esforços para melhorar as condições do seu meio-ambiente natural nos últimos seis anos, disse Wang Gang, membro do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC).
Wang, também vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), fez as declarações na última terça-feira durante uma inspeção das condições ambientais na capital chinesa.
"Os Jogos Olímpicos Ecológicos são um dos temas mais importantes da Olimpíada de Pequim", disse Wang, salientando que "a cidade se esforçou e conseguiu melhorar seu meio ambiente, especialmente a qualidade do ar, para cumprir o compromisso ambiental que assumiu quando se candidatou aos Jogos".
"A cidade também obteve sucessos no freio da contaminação de água, o controle de ruídos e o processamento de resíduos", destacou Wang.
Wang pediu aos departamentos governamentais que fortaleçam os esforços para garantir um meio ambiente limpo durante os Jogos, em agosto.
No final do mês de fevereiro, foi divulgado que os principais poluentes em Pequim foram diminuídos e a qualidade do ar melhorou, pelo nono ano consecutivo.
Entre 1998 e 2007, a quantidade do dióxido de enxofre no ar da capital caiu 60,8%, enquanto que o monóxido de carbono diminuiu 39,4%. O dióxido de nitrogênio foi reduzido em 10,8% e as partículas em 17,8%, de acordo com as estatísticas mais recentes.
O número de dias com o padrão de "céu azul" aumentou de 100 para 246 durante o período. A expectativa é de que chegue a 256 este ano.