Brasileiros em campo nesta quarta pelas oitavas de final da Libertadores
30/04/2008 - 08:31 hs
Libertadores da América
Flamengo começa a decidir a vaga para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América nesta quarta-feira, às 22 horas, contra o América-MEX, no Estádio Azteca, na Cidade do México. O grande inimigo do clube carioca é o cansaço dos jogadores, já que depois de fazer a primeira partida da final do Campeonato Carioca, o clube encarou uma longa viagem de 13 horas até a capital do México.
A primeira providência da comissão técnica flamenguista foi o cancelamento do treino recreativo que sempre é realizado na véspera das partidas. O pensamento é dar descanso aos atletas, para amenizar o desgaste.
"Esta foi nossa primeira providência. Vamos também fazer uma uma sessão de alongamento e de corridas leves. Depois, vamos fazer uma boa alimentação e dormir muito", revelou o preparador físico Ronaldo Torres.
O único desfalque do técnico Joel Santana é o meio-campista Renato Augusto, que com um edema na perna direita sequer viajou ao México e ficou fazendo tratamento no Rio de Janeiro. Para o lugar do prata-da-casa, será escalado o talismã Marcinho.
O clube mexicano não passa por um bom momento, e faz uma das piores campanhas de sua história. No último fim de semana, o clube perdeu por 2 a 0 para o Necaxa e agora ocupa a lanterna da competição.
O técnico argentino Ruben Omar Romano está balançando no cargo, e uma derrota contra o Rubro-Negro pode derrubar o treinador.
"Não tenho de ficar chorando. Sabemos que é complicado jogar contra o Flamengo. Uma vitória seria bom, mas o importante é não sofrermos gols", afirmou o técnico argentino.
São Paulo - O São Paulo enfrenta o Nacional, do Uruguai, nesta quinta-feira, às 22 horas, em Montevidéu, pela primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. A maior preocupação do técnico Muricy Ramalho (foto) é com relação ao acanhado Estádio Parque Central, que tem capacidade para 25 mil pessoas.
O clube uruguaio rejeitou jogar no Estádio Centenário, justamente para exercer forte pressão sobre o Tricolor. Na primeira fase, o clube uruguaio venceu os três jogos que jogou em seus domínios, inclusive sobre o Flamengo (3 a 0).
Além da pressão da torcida, outro adversário que o São Paulo terá que superar é o frio. Segundo previsões, na hora do jogo os termômetros deverão apontar 3°. O meia Jorge Wágner lamentou o clima frio. "Não é o ideal jogar nesta temperatura, mas também não deve atrapalhar", analisou o jogador.
Devido a todos essas dificuldades, o volante Hernanes não esconde que um empate será considerado bom resultado, apesar de garantir que o clube jogará pela vitória.
"Estamos indo para o jogo para vencer, é claro. Vimos que o Nacional surpreendeu o Flamengo, mas a nossa intenção é ganhar. Mas é claro que o empate é um bom resultado", explicou o volante.
O lateral e volante Richarlyson compartilha da mesma opinião. "Não podemos ser derrotados, isso que interessa. E temos de estar atentos às jogadas de bola parada", completou.
Inscrito para a segunda fase da competição, o lateral-direito Jancarlos foi testado pelo treinador durante a semana e poderá ser a novidade do Tricolor.
Cruzeiro - Empolgado depois do massacre na final do Campeonato Mineiro, quando derrotou o rival Atlético-MG por 5 a 0, no último domingo, a preocupação do técnico Adílson Baptista é conter a euforia. Além disso, mais complicado do que o time adversário é o caldeirão de La Bombonera, que certamente receberá um excelente público.
O retrospecto da Raposa contra o clube argentino é um trunfo a mais que o treinador celeste espera prevalecer. Dos 12 confrontos entre Boca e Cruzeiro, o time brasileiro venceu a metade, perdeu três e outras três terminaram empatadas.
Fluminense - Depois de terminar a primeira fase da Copa Libertadores da América com a melhor campanha entre os 16 classificados, o Fluminense estréia nas oitavas-de-final contra o Atlético Nacional, da Colômbia, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Atanásio Girardot, em Medellín. O Tricolor segue em busca da classificação às quartas de final da competição pela primeira vez na sua história.
O técnico Renato Gaúcho sabe da importância de conseguir um bom resultado neste primeiro jogo, por isso estudou o time colombiano a exaustão, assim como os jogadores. O atacante Washington, principal esperança de gols do time carioca, elogiou a equipe colombiana, e espera por um grande jogo.